Leo Kraether Neto foi agraciado pela Câmara de Vereadores por causa da trajetória profissional e o laço profundo que construiu com o município
Docente do Curso de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e cirurgião bucomaxilofacial, Leo Kraether Neto recebeu o título de Cidadão Honorário de Santa Cruz do Sul. A honraria foi entregue pela Câmara de Vereadores do município, por meio de iniciativa do vereador Ilário Keller (PP).
“Este reconhecimento simboliza não apenas minha trajetória profissional como cirurgião bucomaxilofacial e professor universitário, mas também o laço profundo que construí com esta cidade e sua comunidade ao longo dos anos. Agradeço de coração a minha família, a cada paciente, colega, aluno e amigo que fez parte dessa jornada e que fortalece, dia a dia, o propósito de cuidar e ensinar. Obrigado, Santa Cruz do Sul, por me acolher e me permitir retribuir com meu trabalho e dedicação.”
Trajetória
Leo Kraether Neto é formado em Odontologia desde 1992. Em 1998 passou no concurso e tornou-se professor da Unisc. Segue como professor adjunto no Curso de Odontologia, fez carreira e atuou em diferentes segmentos universitários.
É coordenador do Projeto de Extensão Diagnóstico Bucal, desde 2000. O projeto tem um ambulatório em que atende, semanalmente, pacientes da comunidade que apresentam alterações bucais e necessitam fazer biópsia para obter o diagnóstico. Ao longo dos anos o projeto deu a oportunidade para vários alunos realizarem estágio, pesquisa e produção de artigos. Recebeu prêmio de honra ao mérito em pesquisa por dois anos consecutivos em 2006 e 2007. O projeto ainda realiza campanhas de prevenção ao câncer de boca, no Maio Vermelho.
É idealizador do Simpósio de Câncer de boca, em parceria com a Unisc e Curso de Odontologia, que ocorre anualmente, desde 2021. O professor, desde 2018 atende a demanda da especialidade de cirurgia da rede pública de Santa Cruz do Sul e região através do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). São mais de 400 pacientes/ano para extração de sisos e biópsias.
É casado há quase 20 anos com Sirlei e pai de três filhos. Atualmente se dedica a profissão de professor, com prestador de serviço e autônomo na Mundstock Odontologia.
Fotos: Jacson Miguel Stülp/Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores
Professor ao lado da família