O assunto principal foi conhecer as frentes de trabalho em educação em saúde e doenças infectocontagiosas no sistema prisional
Nesta quarta-feira, 19, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu a visita do coordenador de Cidadania da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Victor De Carli Lopes; e da chefe do Observatório de Direitos Humanos da UFSM, Jane Schumacher. Eles conheceram os projetos desenvolvidos pela Unisc, em parceria com a 8ª Delegacia Penitenciária Regional (8ª DPR), que envolvem apenados.
A dupla foi recebida pela vice-reitora, Andréia Rosane de Moura Valim; junto com a delegada da 8ª DPR, Samantha Longo; do delegado adjunto da 8ª DPR, Pedro Meinerz; da coordenadora técnica regional da 8ª DPR, Pauline Schwarzbold; da professora da Unisc e coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão com Foco no Sistema Prisional (Nupesisp), grupo de pesquisa ligado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Unisc, Lia Possuelo; tutor da Assessoria para Educação a Distância (AEAD), Josefer Rehbein; e do professor do Departamento de Ciências da Vida, Tiago Heringer.
Entre os temas abordados está a parceria entre a Unisc, a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e a Polícia Penal, que disponibiliza vagas para detentos nos cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Em outubro, a Unisc realizou a formatura do primeiro aluno do acordo de cooperação firmado em 2021 que oportunizou cinco vagas para detentos da unidade prisional de Santa Cruz do Sul. O local possui uma sala de estudo equipada com computadores e acesso à internet, para que as pessoas privadas de liberdade, sob supervisão de servidores penitenciários, possam acompanhar as disciplinas dos cursos.