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Em 2013, Fátima Lima participou de uma palestra com a professora Nize Pellanda, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em sua terra natal: Mossoró (RN). Naquela oportunidade, a professora Nize trouxe um pouco de suas vivências numa universidade chamada Unisc. "Pensei que aquele contexto apresentado seria potente para que eu continuasse pesquisando sobre tecnologias digitais no percurso de formação de professores", lembra Fátima. Aquele foi seu primeiro contato com a Universidade de Santa Cruz do Sul.

Desde 2017, ela é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado (PPGEdu-Unisc). O PPGEdu objetiva formar e qualificar pesquisadores da área da Educação e afins, desenvolvendo pesquisas e demais atividades acadêmicas que consagrem o diálogo entre as diversas perspectivas científicas e filosóficas, além de aprofundar os vínculos da reflexão sobre educação com o mundo da vida, formando pesquisadores para atuar na escola e nas mais diversas instâncias educativas da sociedade. Vem constituindo, assim, um campo de estudos e de proposições voltado para a problematização de ações e de processos educacionais, com especial olhar para as demandas regionais, que guardam vínculos com as nacionais e as internacionais.

A motivação para a efetivação desse desejo de viver e de estudar no Doutorado em Educação da Unisc, segundo Fátima, foi a linha de pesquisa “Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação” (ATLE), que, além de apresentar uma estreita relação com a sua trajetória de trabalho como professora e pesquisadora, a fez perceber que os docentes estavam imersos em grupos de pesquisas que tinham tudo a ver com ela pelas temáticas, antes mesmo da efetivação da sua matrícula. "Vi na linha de pesquisa a possibilidade de dar continuidade a um percurso investigativo iniciado no Mestrado", afirma.

Para Fátima, estudar no Doutorado em Educação da Unisc fez e ainda faz uma grande diferença na sua vida, de forma pessoal e profissional. A partir das interações com os professores do PPGEdu e com a imersão na rede de pesquisa da sua orientadora, que foi a própria professora Nize Pellanda, ela diz que pôde viver experiências investigativas em vários países, como Portugal, Hungria, Espanha e Panamá. Além dessas interações internacionais, outras redes foram tecidas com docentes de escolas da educação básica dos estados do Rio Grande do Sul, do Rio Grande do Norte e do Maranhão.

O que mais marcou sua jornada como estudante do PPGEdu-Unisc, contudo, foi ter sido recebida pelos colegas e pelos professores do Programa (e, especialmente, pela sua orientadora) com muito respeito e amorosidade. "Para minha decisão de sair do Nordeste e vir morar e estudar no Sul, esse acolhimento foi motivador e instigador". Ou seja, não é sobre saber mais, ter mais ou ser mais do que as outras pessoas. É sobre entender a Educação como um instrumento de cooperação e acolhimento entre os indivíduos em prol de uma sociedade melhor.

Ao refletir se Saber é Poder, ela vai além. 

"Eu já ouvi dizer que Saber é Poder em uma lógica capitalista de dominação subjetiva das mentes. Para mim, o mais importante é 'poder saber', justamente porque quanto mais aprendemos, menos 'poder' desejamos e, assim, fortalecemos as relações coletivas contra a dominação. Neste percurso de aprender a aprender, o PPGEdu-Unisc tem sido um grande referencial na minha vida." 

Ficou curioso para conhecer um pouco mais do Mestrado e Doutorado em Educação? Então acesse https://youtu.be/mCeaJiyUqxc e veja o que o Prof. Cláudio tem a dizer e aproveite para fazer sua inscrição no Programa.

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