Apresentação de Trabalho Final
Gostaríamos de convidá-los para participar da apresentação de Trabalho Final da mestranda Alessandra de Castro Benites.
A apresentação acontecerá no dia 21/11 (quinta-feira), às 19h, pelo Google Meet: meet.google.com/yud-
Capacitação Plataforma SIDRA
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNISC (PPGPsi) apresenta sua pesquisa na V Mostra de Pós-graduação Stricto Sensu.
Gabriela da Fontoura apresentou na noite desta quinta-feira (31/10) sua pesquisa “Concepções de profissionais da Psicologia e da Psiquiatria acerca da Síndrome de Munchausen e sua variação” no evento da V Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da UNISC - V Mostra da Pós-graduação Stricto Sensu.
Parabenizamos a mestranda pela sua apresentação e agradecemos a participação de todos!
Mestra pela Unisc recebe Menção Honrosa do Conselho Federal de Psicologia
Publicado por: Bruna Lovato
Publicado em:
Mariluza Sott Bender é egressa do Mestrado Profissional em Psicologia
A egressa do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Mariluza Sott Bender, foi contemplada com uma menção honrosa pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) por seu trabalho intitulado “Transnarrativas: Uma Análise Cartográfica da Saúde das Pessoas Trans”.
Unisc promove a Semana de Saúde Mental
Publicado por: Bruna Lovato
Publicado em:
Programação repleta de palestras e atividades interativas, abordando temas diversificados, é aberta à comunidade
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPsi) e Grupo de Estudos sobre Saúde Mental (GESM), realiza entre os dias 10 a 25 de outubro a Semana de Saúde Mental: Reflexões necessárias. Durante este período, haverá uma programação repleta de palestras e atividades interativas, abordando temas diversificados. Parte dos eventos é aberta à comunidade.
Segundo a coordenadora do PPGPsi, Silvia Virginia Coutinho Areosa, o evento tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da saúde mental, oferecendo um espaço para diálogo, aprendizado e apoio mútuo. “Queremos fomentar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos se sintam à vontade para compartilhar suas experiências e ampliar as perspectivas sobre saúde mental.”
Professor do Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC coordena Encontro Estadual de redes LGBTQIA+ em Porto Alegre
Além da mesa redonda, a professora também conduziu uma oficina sobre o tarô e livro "Vozes Ancestrais Indígenas". A oficina contou com a participação de 40 pessoas, que se envolveram em reflexões profundas sobre as imagens e o mito dos gêmeos Guarani, promovendo um diálogo enriquecedor entre as cosmologias indígenas e a psicologia junguiana.
III Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais em Psicologia - Alguns dos nossos tantos registros e recordações do evento.
De 22 a 24 de agosto, professores do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPsi) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participaram do III Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais em Psicologia. A programação ocorreu em Salvador, na Bahia, com o tema “Redes de pesquisa e práticas em psicologia: contextos de cuidado”.
O evento teve o propósito de fomentar o diálogo entre a atividade profissional e a produção do conhecimento científico e com isso ampliar as vozes produtoras de conhecimento no campo da Psicologia. Os professores do Mestrado em Psicologia participaram do “Encontro de Pesquisadores: Pesquisa Aplicada e Produção Técnica”. Foram palestrantes do evento em mesas redondas as professoras Ana Luiza Teixeira de Meneses, Letícia Lorenzoni Lasta e Silvia Virginia Coutinho Areosa. Os professores do PPGPsi Eduardo Saraiva, Edna Linhares Garcia e Valéria Gonzatti avaliaram sessões de trabalhos orais.
O evento que contou com apresentação de mais de 200 trabalhos de forma presencial e online teve a apresentação das pesquisas e intervenções de mais de 15 mestrandos do PPGPsi da Unisc.
Apresentação da Nova Diretoria da ANPEPP
Durante o 20º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), realizado recentemente, foi feita a apresentação oficial da nova diretoria da ANPEPP. Esta nova equipe é composta por renomados professores e pesquisadores, reconhecidos por sua excelência e contribuição significativa ao campo da Psicologia. Entre os integrantes da nova diretoria, destaca-se a Professora Silvia Virginia Coutinho Areosa, coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Participação do PPGPsi/UNISC no 20º Simpósio da ANPEPP
Do dia 18 a 21 de setembro de 2024, as professoras e coordenadoras do Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC participaram do 20º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). O evento, que reúne importantes pesquisadores e estudiosos, é uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos e fortalecimento de redes científicas.
O tema desta vigésima edição do Simpósio “Política científica e ações afirmativas: produção do conhecimento e democratização da ciência” objetiva promover a discussão sobre a política científica no país e a formação de recursos humanos qualificados, em articulação com a democratização do Sistema Nacional de Pós-graduação brasileiro e das políticas de fomento à pesquisa. A ANPEPP tem promovido esse debate por reconhecer a importância do combate de processos históricos de desigualdade social na construção da pós-graduação no Brasil.
Trabalho apresentado por Professora do Mestrado Profissional em Psicologia recebe menção honrosa no 16º Congresso Internacional da Rede Unida
Durante a manhã do dia 31 de julho de 2024, a Professora Letícia Lorenzoni Lasta apresentou seu trabalho sobre "Ações sobre saúde mental infantil em escolas: reflexões necessárias". O evento foi realizado no período de 31 de julho a 03 de agosto de 2024 no campus sede da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em formato híbrido, com o tema central, “As mil e uma saúdes dos territórios: cuidados, bem viver, liberdade e democracia como atributos éticos da educação e do trabalho no SUS”.
O projeto de pesquisa “Cuidados com a saúde mental infantil em escolas da rede municipal” Coordenado pela Professora Letícia Lorenzoni Lasta, tem como objetivo geral, analisar as práticas e processos de cuidados com a saúde mental infantil em escolas da rede municipal de Santa Cruz do Sul-RS e Teresina-PI e propor ações coletivas de intervenção. O grupo de trabalho do projeto é composto pelas pesquisadoras Suzane Beatriz Frantz Krug, Edna Linhares Garcia e Euna Nayara Cordeiro da Costa e conta com a colaboração das bolsistas de iniciação científica Jaqueline Carvalho do Couto, Cecília Dellameia Betim dos Santos, Ana Paula dos Santos Rocha. O propósito do trabalho apresentado no evento é refletir sobre as ações desenvolvidas junto aos professores e gestores das escolas estudadas no sul do país, de modo a reconhecer a educação em saúde como ferramenta de formação para promoção da saúde mental. Esta reflexão toma como pano de fundo dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas, sendo eles Saúde/Bem-Estar e Educação de Qualidade e ampara-se em autores/autoras pós-críticos.
A Rede Unida, com o objetivo de incentivar a disseminação de conhecimentos e reconhecer a produção acadêmica de qualidade e práticas profissionais inovadoras, institui a Premiação do 16º Congresso Internacional da Rede Unida. O trabalho oriundo do projeto de pesquisa “Cuidados com a saúde mental infantil em escolas da rede municipal”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS) e ao Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, financiado pela FAPERGS recebeu o Prêmio David Capistrano - criado para premiar experiências e trabalhos sobre a gestão e cuidado no SUS. O médico sanitarista foi uma das principais lideranças da Saúde, que desenvolveu e implementou políticas públicas inovadoras, as quais se tornaram referências mundiais. David Capistrano colaborou para a elaboração do texto que deu origem ao capítulo sobre o SUS na Constituição de 1988. Foi mentor e articulador da criação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), da Revista Saúde em Debate e da Coleção Saúde em Debate.
Capacitação Plataforma Brasil CEP/UNISC
Gostaríamos de convidá-lo(a) para participar da Capacitação: Plataforma Brasil CEP/UNISC que acontecerá no dia 27 de setembro de 2024, das 09h às 11h, através do Google Meet, ministrada pela Professora Drª. Cristiane Davina Redin Freitas (UNISC)
Não haverá link de inscrição! Para participar é necessário apenas acessar o link da videochamada na data e horário informados. Programe-se!
Oficina Qualis CAPES
É com muito prazer que convidamos toda a comunidade acadêmica para o primeiro encontro do semestre do Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania (GEPEC). Será no dia 15/08, às 17 horas, na sala 1005 (bloco 10) e também via Google Meet (meet.google.com/ugv-dzuu-prg), ministrada pelas professoras Silvia Virginia Coutinho Areosa e Cristiane Davin Redin Freitas. Contamos com a presença de todos!
1° Ciclo de Debates: Psicologia, Pluralidade e Desafios Contemporâneos
Convidamos a todas/todos/todes para participarem do 1º Ciclo de Debates: Psicologia, Pluralidade e Desafios Contemporâneos promovido pelo Mestrado Profissional em Psicologia, AMBITRANS e a Graduação do curso de Psicologia da UNISC.
O evento acontece nos dias 19 de agosto e 29 de agosto, às 19h, de forma híbrida: virtualmente com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube - @uniscaovivo - e presencialmente no Anfiteatro do Bloco 18 na Universidade.
Esperamos contar com a presença de todas/todos/todes! Desejamos um ótimo evento.
Professor Eduardo Saraiva participa de mesa redonda no Seminário Internacional Fazendo Gênero 13.
No dia 30 de julho (terça-feira), o Professor Eduardo Saraiva apresentou uma palestra na Mesa Redonda com o tema "Parentalidades Plurais" juntamente com Anna Paula Uziel (UERJ) (coordenadora da mesa), Anna Carolina Horstmann Amorim (UEMS), Jússia Carvalho da Silva Ventura (FLACSO), Jússia Carvalho da Silva Ventura (FLACSO), Karla Garcia Luiz. No mesmo evento, coordenou um Simpósio Temático - Parentalidades, conjugalidades e diversidades. Gênero e políticas. Coordenado juntamente com a Professora Drª. Anna Uziel (UERJ) e a Professora Drª. Cecília Marotta (UDELAR), no qual foram apresentados trabalhos super interessantes, de diferentes regiões do país.
O evento ocorreu entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis - SC. Intitulado "Fazendo Gênero 13 contra o fim do mundo: anti-colonialismo, anti-fascismo e justiça climática", o congresso propôs a criação de um espaço interdisciplinar voltado ao diálogo, à troca de experiências e à formação de redes transnacionais.
O encontro buscou integrar pesquisadoras/es, artistas e ativistas de movimentos sociais, promovendo uma aproximação enriquecedora entre a academia e as experiências de mundo, marcadas pela diferença e diversidade. O evento abordou a interseção entre pesquisa, arte e ativismo, fomentando discussões e práticas inovadoras para enfrentar os desafios contemporâneos [texto adaptado do site do evento].
Registro importante sobre a participação da Professora Letícia Lasta no 16º Congresso Internacional da Rede Unida.
Durante a manhã do dia 31 de julho de 2024, a Professora Letícia Lorenzoni Lasta apresentou seu trabalho sobre "Ações sobre saúde mental infantil em escolas: reflexões necessárias". O evento foi realizado no período de 31 de julho a 03 de agosto de 2024 no campus sede da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em formato híbrido. O tema central, “As mil e uma saúdes dos territórios: cuidados, bem viver, liberdade e democracia como atributos éticos da educação e do trabalho no SUS”.
Esta temática central é remetida às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que dizem que a produção de saúde é feita de forma descentralizada, expressão que nos diz dos encontros entre trabalhadores da gestão e da atenção em saúde com cada pessoa usuária; capaz de buscar a integralidade, que é processo permanente e não um estado fixo e se comporta como ideia-força para engendrar avanços e não como prescrição; e com participação social, que nos diz do respeito à autonomia das pessoas e coletividades e do diálogo permanente com seus saberes e práticas nos territórios.
Para alcançar essas saúdes, com compromisso ético com as vidas de cada pessoa, precisamos ativar novamente o encontro da educação com a saúde como invenção, como produção social e política, como técnica em desenvolvimento, como trabalho vivo em ato (noção que nos remete à produção de Emerson Merhy), como educação permanente em saúde [texto adaptado do site do evento].
Com lançamento previsto para este ano, livro fala sobre saúde mental de pessoas idosas em isolamento durante a pandemia
A obra é baseada em projeto que surgiu pois, quando a pandemia foi instalada, o primeiro público que foi colocado em distanciamento e isolamento social foi das pessoas com mais de 60 anos
Em março de 2020 o mundo parou ao enfrentar uma pandemia. O novo vírus trouxe uma doença ainda desconhecida e, por várias vezes, mortal. A Covid-19 levou inúmeras pessoas das vidas de suas famílias, trouxe sequelas para outras, e desafios na saúde e na economia mundial. E como lidar com a mudança repentina de rotina, isolamento, ainda mais quando se fala de determinados grupos de pessoas? Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) um dos projetos ajudou a população idosa. Intitulado “Saúde Mental das pessoas idosas em isolamento social pela pandemia da Covid-19” prestou apoio a 636 pessoas. O estudo vai virar um livro com lançamento previsto ainda para este ano.
Coordenado pela professora Silvia Virginia Coutinho Areosa, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia, o projeto surgiu pois, quando a pandemia foi instalada, o primeiro público que foi colocado em distanciamento e depois isolamento social foi das pessoas com mais de 60 anos. “A Unisc cancelou atividades voltadas aos idosos e veio a preocupação de como ficariam, pois muitos são viúvos, vivem sozinhos ou com cônjuges também idosos”, explica.
Assim, foi criado o "Telecuidado a pessoa Idosa" como uma atividade de extensão ligada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania (Gepec). A primeira etapa foi capacitar alunos da graduação, pós-graduação e residência multiprofissional para fazerem chamadas telefônicas com acolhimento, além de verem as necessidades e como poderiam ser ajudados. “Apenas no ano seguinte, em 2021, foi pensado como projeto de pesquisa e ampliado para três municípios do Estado, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria”.
A equipe de 12 pessoas, com auxílio de duas professoras, planilhou todas com mais de 60 anos e que tinham cadastro em algum setor da Universidade. “Ligamos para conversar sobre como estavam, quem estava com elas, se necessitavam algo. Os mais estressados ou deprimidos eram colocados em outra lista e as duas psicólogas do grupo, uma mestranda e eu, telefonamos semanalmente para fazer um atendimento por telefone. Além disso, foi criado um número de teleatendimento para que as pessoas, não ligadas a Unisc e de Santa Cruz do Sul, pudessem telefonar e conversar sobre como estavam se sentindo, dúvidas sobre a Covid-19, como se cuidar, entre outras coisas.”
O projeto se estendeu até 2022 em acompanhamento às 636 pessoas que quiseram participar. “Depois, começamos a analisar os dados levantados sobre a saúde mental desta população no período da pandemia e agora estamos produzindo um livro com os resultados. Acreditamos poder contribuir para outras situações como esta que vivemos, no sentido de dar retorno às prefeituras e universidades e reforçar a importância do apoio psicológico e do acolhimento a essa população para prevenção de agravos à saúde mental”, enfatiza.
A professora lembra que no momento do isolamento social as palavras que mais surgiram foram tristeza, medo e ansiedade. Já no segundo ano, esperança, adaptação. E, após a vacinação, veio a retomada da vida e das atividades diárias. “Muitos conseguiram adaptar-se às atividades físicas em casa, aprenderam algum artesanato ou mesmo a entrar em redes sociais para manter vínculos externos. Porém, tivemos muitas mortes também por Covid-19 neste grupo populacional e muitos sentimentos de desvalorização, pois se a pessoa precisava ir para UTI ou utilizar algum equipamento, que era escasso nos hospitais, esses recursos não eram direcionados para pessoas com mais idade, a preferência era por mais jovens e isso revelou ainda mais o estigma em relação a idade”, conclui.
Professora vê semelhanças entre o período de pandemia com o pós-enchente no Rio Grande do Sul
E depois da pandemia, o Rio Grande do Sul parou por causa de registros históricos de chuvas que levaram casas e inundaram cidades inteiras, deixando mortos e várias pessoas desabrigadas e desalojadas. Para a professora, o pós-enchente se assemelha à pandemia, apesar de estar restrito ao território gaúcho, com menos mortes. “Há uma desesperança muito grande para quem perdeu parentes, animais de estimação, sobretudo casas em que haviam passado a vida toda e criado gerações. Além disso, tem a experiência de se encontrar numa situação de risco, que gera o estresse pós-traumático, e o abrigamento em lugares muitas vezes desorganizados, coletivos e sem uma estrutura adequada”
Nestes casos, a professora acredita que o ideal é reforçar serviços de saúde mental públicos para dar conta das demandas que ainda virão nos próximos anos.
Pesquisa envolve acolhimento e inclusão escolar de crianças venezuelanas
PUBLICADO EM: 17 DE JUNHO DE 2024 ÀS 20:35
O projeto coordenado pela professora Betina Hillesheim foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Crescer, de Venâncio Aires
A Semana do Migrante e do Refugiado é celebrada anualmente entre os dias 19 e 23 de junho. Embora a migração não seja um fenômeno recente, nos últimos anos tem ocorrido uma intensificação dos processos migratórios, especialmente no que se refere a deslocamentos forçados. Na região dos vales do Taquari e Rio Pardo, há principalmente a migração haitiana, na região de Lajeado e municípios vizinhos. E, mais recentemente, a venezuelana, sendo que, a partir do projeto de interiorização, desenvolvido pelo Governo Federal, Venâncio Aires se constitui como um destino possível para este grupo.
Com isso, o projeto de pesquisa “Processos de in/exclusão escolar: um estudo com crianças migrantes”, coordenado pela professora Betina Hillesheim, iniciou em janeiro de 2023. Foi um desdobramento de outros estudos desenvolvidos pelo grupo “Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação (PPGEdu) e ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPsi), que tem se voltado para a questão das migrações contemporâneas.
“Nos últimos anos tem ocorrido uma intensificação dos processos migratórios, especialmente deslocamentos forçados. Nesta perspectiva, o Brasil, embora ainda se caracterize mais como um país emigrante (pessoas que saem do país), também tem recebido um contingente expressivo de imigrantes, tais como haitianos, senegaleses, venezuelanos, sírios, bolivianos, colombianos, nigerianos, entre outras nacionalidades”, ressalta a professora.
A partir disso, a pesquisa se voltou para a compreensão dos processos de acolhimento e inclusão escolar das crianças migrantes, acompanhando um grupo de crianças venezuelanas que estudam em uma escola de Venâncio Aires. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Crescer. Para a produção de dados, foram realizados encontros com as crianças migrantes, suas famílias e professores da escola.
Um dos produtos resultantes desta investigação foi a tese da professora Caroline da Rosa Couto, intitulada “Entre escola e migrações, [por] uma educação-migrante” e defendida em fevereiro de 2024, no PPGEdu. Além disso, destaca-se o site geosaudevrp.org, idealizado pelo professor Camilo Darsie, no qual é possível visualizar tanto as produções acadêmicas do grupo (artigos, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos), quanto infográficos que sistematizam dados sobre a migração no país e, mais especificamente, na região.
“Atualmente, a pesquisa se encontra na etapa de análise de dados, com previsão de término em dezembro de 2024. A partir das discussões realizadas na investigação, pretende-se subsidiar a qualificação tanto de professores que atuam nas escolas de educação básica, quanto de diferentes profissionais que atuam em serviços que recebem migrantes (CRAS, Centro do Migrante, serviços de saúde), contribuindo para uma melhor acolhida e inclusão dos migrantes, em geral, e das crianças, mais especificamente”, complementa a professora.
Na sexta-feira, dia 24/05, recebemos as voluntárias da FAMINAS-BH (Faculdade de Minas - MG). Importantes trocas foram realizadas a respeito da atual situação do estado do Rio Grande do Sul.
Agradecemos por se juntarem a nós neste momento tão delicado na vida de milhares de pessoas, colaborando com um fundamental trabalho de escuta, cuidado e atenção.
Confira a reportagem sobre o Seminário Internacional de Emergência Ancestral: História e Cultura Indígena na Educação que aconteceu no dia 19 de abril na Escola Educar-se.
Acesse: https://educar-se.
Link da Gravação: Google Drive
Aula inaugural do PPGPsi
Ocorrerá dia 15/03 às 17h via transmissão ao vivo pelo YouTube - @uniscaovivo.
Defesa de trabalho final no Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC.
No dia 15/12/2023 às 09:00, estará ocorrendo a defesa do trabalho final "POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO" da mestranda Claudia Virginia Hirsch Kopp.
A banca examinadora estará composta pela Profª. Drª. Betina Hillesheim - orientadora (PPGPsi UNISC), Profª. Drª. Liane Mahlmann Kipper - Coorientadora (PPGPsi UNISC), Profª. Drª. Letícia Lorenzoni Lasta (PPGPsi UNISC) e Profª. Drª. Lilian Rodrigues da Cruz (UFRGS).
Defesa de trabalho final no Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC.
Na quinta-feira, dia 26/10, a professora Silvia Virginia Coutinho Areosa, coordenadora do Mestrado em Psicologia da UNISC esteve a convite do Ministério da Justiça e Segurança Pública em Porto Velho/RO capacitando os profissionais de segurança pública daquele estado para atendimento aos direitos da pessoa idosa.
O Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído em 10 de outubro de 1992 pela World Federation of Mental Health. No dia 10 de outubro deste ano o Grupo "Ações e Cuidados em Saúde Mental" da Universidade de Santa Cruz do Sul integrantes do Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPsi), realizou uma programação especial para sensibilizar sobre a importância de cuidar da saúde mental em parceria com a CIPA . Esta ação foi realizada no centro de convivência da UNISC e direcionada aos técnicos administrativos, professores e estudantes da UNISC.
Este dia incentiva a sensibilização das pautas relacionadas ao bem estar psicológico, e conta com o apoio de diferentes parcerias para a criação de medidas e a luta por mudanças duradouras em âmbito global . Ao longo dos anos, este dia ganhou impulso, tornando-se uma plataforma para governos, organizações e indivíduos desenvolverem iniciativas que se concentrem em vários aspectos dos cuidados de saúde mental.
Nos dias 25 e 26 de setembro de 2023 ocorreu presencialmente a VIII Edição do Seminário Novos Horizontes – SNH que teve como tema geral “Políticas científicas e ações afirmativas: fundamentos e diretrizes para o futuro da pós-graduação em Psicologia”.O Seminário Novos Horizontes (SNH) é realizado pela Associação Nacional da Pós-graduação em Psicologia/ANPEPP em parceria com a Representação da Área da Psicologia na Capes, CA do CNPq e é o único evento da área com um foco específico no diálogo entre Associações Científicas, Programas de Pós-Graduação e Agências Reguladoras sobre as políticas científicas. A Coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC/PPGPsi, professora Silvia Virginia Coutinho Areosa, representou os programas profissionais da Psicologia do país e, falou sobre o tema: Quais horizontes almejamos para os programas de pós-graduação profissionais na área de Psicologia? A mesa que contou também com as professoras Zeidi Araujo Trindade (UFES) e Luciana Mourão (UNIVERSO/UERJ) marcou pela primeira vez uma discussão específica sobre os programas profissionais e os novos horizontes da Psicologia. A área da Psicologia na última avaliação quadrienal (2021) contava com 87 programas acadêmicos e 14 profissionais. Apenas 5 PPGs profissionais foram avaliados com nota 4 e o PPGPsi é um destes.
No dia 15 de setembro de 2023, o PPGPsi promoveu um encontro entre docentes e os alunos das turmas de 2022 e 2023 no miniauditório do bloco 10, após evento científico realizado sobre Interdisciplinaridade na Promoção da Saúde. A fala foi realizada pelo Dr. Artur Mamed Cândido, professor da UNB e Conselheiro Titular membro da XVI Gestão Plenária do CRP01 e pela Dra. Karla Gomes Nunes, professora adjunta do Departamento de Medicina da PUC Minas. Os palestrantes falaram sobre o tema da prevenção, foi apresentada a cartilha de prevenção ao suicídio criada pelo Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal - CRP01 e discutido estratégias de prevenção ao suicídio e promoção da vida.
Link do Google Meet: meet.google.com/pfs-jwxu-umi
UNISC DE PORTAS ABERTAS: GINCANA REÚNE ESCOLARES
25/08/2023
Já pensou em passar o dia na UNISC conhecendo o Sistema Único de Saúde por meio de brincadeiras? No dia 25 de agosto mais de 130 estudantes, de 12 escolas municipais e estaduais de Santa Cruz do Sul, Boqueirão do Leão e Gramado Xavier, tiveram essa experiência única.
O Grupo da Pesquisa sobre Álcool e Drogas (GRUPAD), em parceria com o Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado - em Promoção da Saúde (PPGPS) e o Programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPSI) convidou alunos e professores, para participar do XIII Fórum de discussão sobre drogas: (re)construindo saberes sobre escola e saúde. O evento ocorre anualmente.
Neste ano, os estudantes foram convidados a participar de uma gincana interativa, com o objetivo de discutir alternativas para prevenção do uso abusivo de drogas na adolescência e a rede de saúde e assistência social que pode auxiliar nas demandas sociais. A primeira tarefa convidava as equipes a entrar em uma missão. Uma história sobre “uso e abuso de drogas” serviu de base para que os alunos caminhassem pela UNISC em busca de lugares que pudessem ajudar a resolver o “problema”. Os blocos da UNISC foram transformados em locais da cidade e serviços de saúde. Assim, os jovens puderam conhecer a universidade, e mais sobre a rede de saúde.
Na sequência, para promover o conhecimento sobre a rede de saúde do município, foi desenvolvida uma atividade para construção do Mapa da Rede, em que os participantes deveriam encontrar a definição correta para alguns serviços de saúde. Os adolescentes produziram "fanzines” - um tipo de revista artesanal que deveria versar sobre a prevenção ao uso de drogas. Ainda tiveram a oportunidade de jogar o “Caminhos do SUS”, uma tecnologia social criada pelo GRUPAD, com o intuito de promover o conhecimento das redes de saúde e amparo social do município. As atividades foram finalizadas com a premiação dos quatro primeiros lugares e distribuição de KITs e brinquedos para todos os participantes.
O fórum integrou as atividades do projeto “Produção de sentidos acerca da drogadição: panorama do uso de drogas sob o enfoque do adolescente e da família na intersecção do contexto escolar, PSE e CAPSia em Santa Cruz do Sul”, coordenado pela professora Dra. Edna Linhares Garcia (PPGPS e PPGPSI). Como integrantes do GRUPAD e colaboradores: Letiane de Souza Machado (doutoranda PPGPS), Morgana Pappen (doutoranda PPGPS), Carolina da Silva Pedroso (mestranda PPGPS), e as acadêmicas de psicologia Maria Eduarda Rockenbach Dullius, Laura Silva Geller, Jodéli Fabiana Dreissig, Igor de Oliveira Dias e Isabella Royer Perini.
A ação foi realizada em parceria com o Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (COMAD), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Saúde, Programa Saúde na Escola (PSE). Os principais patrocinadores foram a Afubra, Excelsior, Gepel Papelaria, JR Minerações, Mercur, Unimed e Xalingo.
Saúde Mental e Trabalho nas Américas
Profa. Dra. Karine Vanessa Perez
Prof. Dr. Jerto Cardoso da Silva
Como nos diz Galeano (1990), a melhor maneira de colonizar uma consciência consiste em suprimi-la, destituí-la de suas conexões, separá-las de seu continente e fazê-la voltar-se para o seu opressor. A América é um espaço de contradições e encontros, um campo comum de embates entre as culturas do medo e as culturas da liberdade, caracterizada por um sistema social marcado pela exclusão. Ao propormos o Ciclo de Palestras e apostarmos no encontro, buscamos revelar realidades sobre o trabalho e sofrimento psíquico na América que revelem proximidades e potências, pois como diz o autor, só “fecundam a realidade os que são capazes de penetrá-la”. Tentamos então traçar linguagens possíveis numa América que contém tantos mundos.
Durante os meses de novembro de 2022 e maio de 2023, o Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul promoveu o I Ciclo Internacional de Palestras sobre Saúde Mental e Trabalho nas Américas. Este evento teve como objetivo revisitar discussões e reflexões a respeito da saúde mental e trabalho em diferentes contextos, compartilhando resultados de pesquisas, bem como propostas teórico-conceituais essenciais para este campo de estudos e intervenções.
Com a pandemia global em curso e as mudanças impostas pelos avanços tecnológicos, o ambiente de trabalho tornou-se um espaço ainda mais desafiador, tendo em vista a necessidade de adaptação aos novos modos de trabalho, incluindo o tele-trabalho.
O evento contou com a presença de renomados professores e pesquisadores de universidades do Canadá, Colômbia, Argentina, Uruguai e Brasil, que trouxeram uma perspectiva multidisciplinar e intercultural para as discussões. O Prof. Dr. Angelo Soares, da Université du Québec à Montréal (Canadá) abordou a temática sobre a saúde mental nos mundos do trabalho e o adoecimento dos trabalhadores. O Prof. Dr. Johnny Orejuela da Universidad Eafit (Colombia) discutiu sobre o mal-estar no trabalho em tempos de pandemia. O tema sofrimento, cooperação e reconhecimento no Trabalho foi abordado pela Profa. Dra. Maria-Noel Close na Universidad de la República (Uruguai). Já a Profa. Dra. Andrea Pujol da Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), palestrou sobre as dimensões institucionais da saúde no trabalho. E por último o representante brasileiro, o Prof. Dr. Álvaro Roberto Crespo Merlo abordou a dinâmica do reconhecimento, fundamental nas relações de Trabalho, assim como as questões do prazer e sofrimento neste campo. As palestras foram ministradas em português e espanhol, a fim de proporcionar um maior alcance para estudantes, profissionais e interessados em geral, tanto no Brasil quanto no mundo.
O I Ciclo Internacional de Palestras sobre Saúde Mental e Trabalho nas Américas foi uma oportunidade ímpar para estudantes, profissionais e interessados em geral aprofundarem seus conhecimentos acerca da realidade vivenciada pelos trabalhadores em nos países da América. O evento permitiu observar as similaridades e diferenças entre as condições de trabalho em diversos contextos e regiões geográficas. Um dos aspectos mais relevantes abordados nas palestras, foi a relação entre trabalho e saúde mental, especialmente no contexto da pandemia global. Os impactos da precarização do trabalho, a flexibilização e a perda de direitos foram apontados como elementos relevantes para pensarmos o trabalho contemporâneo. Durante o evento, os participantes puderam refletir sobre os impactos psicológicos do trabalho remoto, as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores essenciais durante a pandemia e a importância de políticas de saúde mental no ambiente de trabalho.
Além disso, o I Ciclo Internacional de Palestras proporcionou uma oportunidade de debate sobre as particularidades dos trabalhadores brasileiros em comparação com os trabalhadores de outros países. Através das palestras, foi possível observar as semelhanças e diferenças em termos de demandas e desafios enfrentados pelos trabalhadores em diferentes países. Esse conhecimento pode ser utilizado para aprimorar políticas e práticas de saúde mental no contexto brasileiro, tendo em vista as especificidades do país.
O evento também promoveu a troca de experiências e o networking entre os participantes, possibilitando o estabelecimento de conexões e parcerias entre profissionais e estudiosos da área. Além disso, a transmissão online das palestras permitiu que pessoas de diferentes regiões do Brasil e do mundo tivessem acesso às discussões, democratizando o acesso ao conhecimento sobre saúde mental e trabalho.
O I Ciclo Internacional de Palestras sobre Saúde Mental e Trabalho nas Américas configura-se como uma oportunidade única para a comunidade acadêmica e profissional ter acesso a uma ampla gama de conhecimentos e perspectivas sobre a saúde mental no ambiente de trabalho, além de proporcionar um espaço de troca e reflexão. Sendo assim, o I Ciclo Internacional de Palestras sobre Saúde Mental e Trabalho nas Américas foi uma iniciativa fundamental para aprimorar a compreensão sobre a relação entre trabalho e saúde mental, bem como para estimular o debate e a troca de conhecimentos entre profissionais e estudiosos da área.
Para rever as palestras, os interessados pode acessar gratuitamente o site: //www.youtube.com/@uniscaovivo">https://www.youtube.com/@uniscaovivo>
https://www.youtube.com/watch?v=1qBb8NjD1-s
https://www.youtube.com/watch?v=AWEQqZT9lac
https://www.youtube.com/watch?v=IY75g1P8Snw
https://www.youtube.com/watch?v=PPoXmRHU2UU
https://www.youtube.com/watch?v=IY75g1P8Snw
GALEANO, Eduardo. A descoberta da América (que ainda não houve). 2ed. Trad. Eric Nepomuceno. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1990. p.7 - 45. Série Síntese Universitária Disponível em: https://www.ufrgs.br/cdrom/galeano/galeano.pdf, acessado em 26/06/2023
Alvaro Merlo
Andrea Pujol
Angelo Soares
Johnny Orejuela - Colombia
Maria Noel
Oficina de Atualização do Currículo Lattes
No dia 09 de dezembro de 2022, ocorreu a Oficina de Atualização do Currículo Lattes, ministrada pela Profa. Dra. Silvia Virginia Coutinho Areosa e à estagiária Rafaele Klafke. A oficina ocorreu de forma virtual síncrona e foi ofertada para discentes, egressos do mestrado em Psicologia e alunos da graduação em Psicologia. Este momento proporcionou um espaço importante para sanar dúvidas e compartilhar experiências sobre a temática.
Professora do PPGPsi participa do 2nd International Webinar on Psychology and Mental Health
No dia 18 de novembro de 2022, a Professora Dra. Silvia Virginia Coutinho Areosa participou da 2nd International Webinar on Psychology and Mental Health, realizado em Paris/França de forma hibrida (Presencial/Virtual). Esse ano, o tema do evento foi “Um fórum para explorar a inovação em Psicologia e Saúde Mental”. O resumo “The effects mental health of elderly people in social isolation by the covid-19 pandemic” (Os efeitos na saúde mental de idosos em contexto social de isolamento pela pandemia de covid-19) foi apresentado em formato de e-vídeo.
Oficina de Entrevista na Pesquisa
No dia 11 de novembro de 2022, ocorreu a Oficina de Entrevista na Pesquisa, ministrada pelo Prof. Dr. Marcus V. C. Witczak. A oficina foi ofertada para os alunos das turmas do mestrado de 2021 e 2022. Este momento que foi solicitado pelos alunos na avaliação do PPG proporcionou um espaço importante para sanar dúvidas e compartilhar experiências sobre a temática.
Capacitação sobre a Avaliação dos Produtos Técnicos
No dia 10 de novembro de 2022, ocorreu uma capacitação sobre a Avaliação dos Produtos Técnicos, ministrada pela Profa. Dra. Silvia Virginia Coutinho Areosa, com subsídios da avaliação quadrienal da CAPES. O objetivo da capacitação foi apresentar e discutir com os docentes do PPGPsi os itens de avaliação dos produtos técnicos de forma ampliada.
Professora do PPGPsi participa do II Congreso Internacional de Ciencias Humanas.
Nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2022, ocorreu de forma hibrida (Presencial/Virtual) o II Congresso Internacional de Ciências Humanas, na Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), Campus Miguelete na Argentina. A Professora Dra. Betina Hillesheim realizou uma fala sobre: “Inclusão em tempos de racionalidade necropolítica neoliberal” no painel “perspectivas comparadas em Educación Inclusiva”, juntamente com a professora Dra. Liya Kalinnikova Magnusson (University of Gävle) e o Professor Dr. Carlos Araneda-Urrutia (PUC - Chile).
Rede da Infância e Adolescência realiza Conferência Regional no Caí
No dia 08 de novembro de 2022, foi realizada a 7ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, reunindo os órgãos públicos e entidades da sociedade civil ligadas à área da infância e adolescência de 13 municípios do Vale do Caí. A Conferência Regional foi realizada no Centro de Cultura de São Sebastião do Caí, e teve a participação de cerca de 200 pessoas.
A Conferência Regional teve como tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, proposto pelo CONANDA.
Na parte da manhã, os palestrantes Charles Martins, promotor de justiça; e Roberta Nedel, psicóloga, fizeram suas explanações e participaram do painel temático respondendo perguntas dos/as participantes, com mediação do presidente do COMDICA de São Sebastião do Caí, Diogo Laux.
Tema da palestra: “Um olhar acerca da saúde mental de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandêmico"
"
II Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais em Psicologia
Nos dias 21 e 22 de outubro ocorreu a segunda edição do Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais em Psicologia com o tema: Práticas Profissionais de Cuidado. Este ano o evento com mais de 100 trabalhos aprovados, socializou estudos, pesquisas e experiências dentro de quatro eixos: Ensino, Formação e Práxis; Políticas Públicas e Interseccionalidade; Saúde Mental; Vulnerabilidades e Situações de Risco.
Esta edição do Congresso teve por objetivo fomentar a discussão, por meio de mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos e trocas de experiências com profissionais de notório saber das diversas áreas do conhecimento, sobre práticas profissionais de cuidado e suas interfaces com a Psicologia. Também trouxe reflexões sobre os desafios impostos pela Pandemia da COVID-19.
A organização do evento foi uma parceria entre os programas de mestrado profissionais em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e Universidade Católica de Santos (UNISANTOS).
III Mostra da PGSS da UNISC
No dia 28 de outubro de 2022, ocorreu a III Mostra da PGSS da UNISC, onde um representante de cada Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu apresentou o trabalho desenvolvido ao longo do curso. As apresentações foram transmitidas via Youtube, no canal da UNISC, e seguiu a seguinte ordem: PPGPS - Jordana Kich; PPGPsi - Tatiana Weber Mallmann; PPGA - Débora C. Steil; PPGSPI - Queli Regina Fritsch Denes; PPGTA - Valéria Louzada Leal; PPGDR - Fernanda Nunes da Silveira; PPGL - José Arlei Cardoso; PPGEdu - Marisa Fernanda da Silva Bueno; PPGD - Camila Lemos de Melo.
As apresentações continuam disponíveis no site: https://www.youtube.com/watch?v=bI98v0ZHqJc
Segunda Reunião anual de planejamento estratégico do Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC
No dia 06 de outubro de 2022, às 9:30, será realizada a segunda reunião de planejamento estratégico do PPGPsi UNISC de forma virtual para pensar o biênio de 2023 e 2024. Contamos com a participação dos docentes e discentes (turmas 2021 e 2022).
Participação do PPGPsi UNISC no 19º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico e VII Seminário Novos Horizontes da Associação Nacional de Pós-graduação da Psicologia do Brasil
Oficina com docentes: "Escrita Acadêmica no Mestrado Profissional: do mal-estar a autoria"
No sábado, dia 24 de setembro de 2022, pela manhã, a professora Mônica Daltro realizou uma oficina presencial com os professores orientadores do PPGPsi UNISC e discutiu no encontro a "Escrita Acadêmica no Mestrado Profissional: do mal-estar a autoria". O diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Adilson Ben da Costa esteve no encontro dando as boas vindas e agradecendo a convidada da Escola Bahiana de Medicina.
Palestra aberta ao público "Saúde Mental: Desafios no Itinerário Formativo do Ensino Superior"
No dia 23 de setembro de 2022, o Mestrado Profissional de Psicologia da UNISC realizou a palestra "Saúde Mental: Desafios no Itinerário Formativo do Ensino Superior", com a Professora e Psicanalista Drª. Mônica Ramos Daltro, docente e coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde da Bahiana/Salvador. Essa palestra foi em comemoração aos 60 anos da regulamentação da Psicologia enquanto profissão, sendo aberta ao público, egressos e alunos. A UNISC com seus 29 anos de atuação enquanto universidade já formou 941 psicólogos e o Mestrado em Psicologia, recém avaliado como nota 4 pela CAPES já formou 20 mestres. O Mestrado em Psicologia da UNISC, assim como o curso de graduação em Psicologia possuem um compromisso com a região.
Capacitação sobre o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Plataforma Brasil
No dia 02 de setembro de 2022, às 17h, ocorreu a capacitação sobre o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Plataforma Brasil, ministrada de forma remota pela Professora do PPGPsi UNISC Drª. Cristiane Davina Redin Freitas. A capacitação destinada aos discentes do programa, proporcionou um espaço importante para sanar dúvidas sobre os documentos necessários e como deve ser feito o envio do projeto de pesquisa ao CEP. Alunos de outros PPGs da UNISC e da graduação em Psicologia aproveitaram a ocasião para sanarem suas dúvidas.
Trabalho destaque no III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Oficina de Produção Científica
No dia 26 de agosto de 2022, às 10h, foi realizada uma Oficina de Produção Científica, ministrada de forma remota pela Psicóloga Mestre em Desenvolvimento Regional Mariluza Sott Bender e bolsista do PPGPsi.
O objetivo da oficina foi tratar do acesso às bases de dados. Passo a passo de como acessar, estratégias de busca e utilização dos dados para artigos científicos. Foi um momento para tirar dúvidas e compartilhar experiências.
Mestre em Psicologia formada pelo PPGPsi UNISC conquista R$ 10 mil em projeto nacional voltado para mulheres negras
A psicóloga e empresária, mestre em Psicologia Fernanda Landim, conquistou prêmio no “Programa Elas Prosperam 2022”. A iniciativa em âmbito nacional é voltada para mulheres negras empreendedoras. A venâncio-airense e sua mãe, a terapeuta holística Isabel Landim, são proprietárias do Espaço Terapias em Família. Com a premiação, a dupla tirará do papel um projeto com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Mais informações acesse: https://www.unisc.br/pt/noticias/egressa-da-unisc-conquista-premio-em-projeto-nacional-voltado-para-mulheres-negras
Capacitação Portal de Periódicos da CAPES
No dia 12 de agosto de 2022, às 10h, foi realizado mais uma edição do treinamento do portal de periódicos da CAPES, ministrado de forma remota pela biblioteca central da UNISC.
Considerando a importância da plataforma CAPES e sua abrangência, a capacitação serve para aprender algumas ferramentas específicas que facilitam a pesquisa em Psicologia e, por isso, tal atividade é promovida anualmente pelo PPGPsi.
Reunião anual de planejamento estratégico do Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC
No dia 12 de agosto de 2022, às 9:30, foi realizada a reunião anual de planejamento estratégico do PPGPsi UNISC de forma presencial na sala 1001 para pensar o biênio de 2022 e 2023. A reunião contou com a participação de estudantes e professores do programa.
Capacitação Portal de Periódicos da CAPES
No último dia 12 de agosto, às 10 horas, foi realizado mais uma edição do treinamento do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ministrado de forma remota pela biblioteca central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Considerando a importância da plataforma CAPES e sua abrangência, a capacitação serve para aprender algumas ferramentas específicas que facilitam a pesquisa em psicologia e, por isso, tal atividade é promovida anualmente pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPsi).
Reunião anual de planejamento estratégico do Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC
No dia 12 de agosto, foi realizada a reunião anual de planejamento estratégico do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPsi) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) de forma presencial na sala 1001 para pensar o biênio de 2022 e 2023. A reunião contou com a participação de estudantes e professores do programa.
A Mestre Daielle foi convidada pelo Colégio Politécnico da UFSM, a participar de um evento para divulgação do seu produto técnico. No momento, estavam presentes as Professoras Liane Kipper e Rejane Frozza. Parabéns!
Pesquisa desenvolvida por professora da Unisc analisa impacto do programa de manutenção do emprego e renda para os santa-cruzenses
Em 2020, o governo federal lançou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, mais conhecido como BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda). A iniciativa tinha como objetivo diminuir os impactos econômicos da pandemia de Covid-19 nas relações trabalhistas. Pensando em avaliar como foi esse processo, a professora do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Cristiana Davina Redin Freitas, desenvolve uma pesquisa com moradores de Santa Cruz do Sul que tenham recebido o benefício.
Segundo a professora, a pesquisa propõe-se a analisar o impacto do programa na vida dos cidadãos de Santa Cruz do Sul (trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados). Como objetivo principal, o estudo visa discutir como ocorreu o processo de inscrição, recebimento ou rejeição para o acesso ao auxílio. “Além disso, ao demonstrarem quais as áreas da vida ficam a desejar pela falta de renda, estas podem receber maior atenção dos gestores municipais nesse sentido”, avalia.
Em relação aos benefícios da pesquisa, espera-se apresentar uma perspectiva do impacto do benefício na vida dos santa-cruzenses durante a pandemia. “Também, será possível discutir se cumpriu o objetivo proposto de amenizar os efeitos da crise econômica”, complementa.
Quem tiver interesse em participar, precisa ser morador de Santa Cruz do Sul e pode preencher o formulário da pesquisa disponível no link: https://shortest.link/1DDv .
Unisc tem ambulatório multiprofissional para atendimento da comunidade LGBTQIA+
Nesta terça-feira, 17 de maio, é o Dia Internacional Contra a Homofobia. Nesse dia, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. A data é uma oportunidade para a organização de atividades que promovam e apoiem a igualdade de direitos da comunidade LGBTQIA+.
Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) há o Ambulatório Multiprofissional de Atenção à Saúde da População LGBTQIA+ (Ambitrans). Na primeira e terceira terça-feira de cada mês, os interessados podem participar de um grupo de apoio com a psicóloga Mariluza Sott Bender. Ela é psicóloga no Hospital Santa Cruz (HSC) e mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia na Unisc, sendo orientada pelo professor Eduardo Steindorf Saraiva.
Segundo Mariluza, para participar não é necessário marcar presença com antecedência, mas por ser um grupo de apoio com 12 vagas é importante que o interessado faça a inscrição. Os encontros ocorrem no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc às 19h e a inscrição pode ser feita pelo telefone do SIS no (51) 3717-7480. Em 2022, a ideia é que este trabalho seja ampliado e tenha o envolvimento de mais profissionais.
O Ambitrans é um projeto de extensão ligado ao Departamento de Ciências da Saúde, com participação do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia e Programa de Pós-Graduação Mestrado em Promoção da Saúde.
Participação no conselho
A universidade também está engajada na causa ao ter um representante no Conselho Municipal da Diversidade (Comudi). O professor Eduardo Saraiva é conselheiro. “São discutidas questões de saúde, educação, acesso à Justiça, com membros da sociedade civil, prefeitura, Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, entre outros”, explica.
Ele ressalta que de 10 a 17 de julho ocorre a 1ª Semana da Diversidade em Santa Cruz do Sul e, no dia 23 de setembro, o 2º Fórum da Diversidade, com abrangência regional. “Será um dia inteiro com atividades no auditório central da Unisc, reunindo estudantes; professores da educação pública do Estado e Município; profissionais da justiça; saúde e assistência social. Serão debatidos temas como direitos humanos, acesso à educação, justiça e saúde.”
O Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC convida para a comemoração dos 3 anos do Programa
Bolsa de Produtividade PQ no programa
Peabiru quer dizer “caminhos do sol”. Dos caminhos que o próprio Peabiru já percorreu, faz-se um novo e bonito caminho, iluminado pelo sol.
Na Chamada do CNPq nº 04/2021 o grupo de pesquisa Peabiru: educação ameríndia e interculturalidade - CNPq (UFRGS/UNISC) com a coordenação da professora Ana Luisa Teixeira de Menezes, escreveu o projeto “Aprendizagens interculturais com os Guarani e Kaingang na Educação Básica” que foi, com êxito, aprovado, sendo fruto de longos anos de pesquisa. O grupo segue, em alegria, com a proposta de promover aprendizagens interculturais na Educação Básica! Seguimos caminhando, Peabiru!
Unisc forma primeira turma de Mestrado Profissional em Psicologia
Desire Allram/Unisc
Nessa quinta-feira, 10, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou a formatura da primeira turma do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia. O programa é pioneiro no Sul do país e sete mulheres concluíram o curso.
Segundo a professora e coordenadora do Programa de Pós - Graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Silvia Virginia Coutinho Areosa, o curso forma para o mercado de trabalho. “São profissionais que estarão fazendo estratégias, formas de intervenção para resolução de problemas no seu local de trabalho”, explica.
O reitor da Unisc, professor Rafael Henn, se diz orgulhoso por ser o primeiro programa no sul do país e destaca a formação profissional. “A diferença para o acadêmico e o profissional é que no profissional o estudante, futuro mestre, vai aplicar o seu estudo em alguma instituição. Está muito conectado com a nossa forma de pensar, as ações e a missão da universidade.”
Saiba mais
As aulas tiveram início em maio de 2019, com carga horária de 435 horas, divididas em disciplinas obrigatórias, tópico especial, seminários de linha e seminários de intervenção, prática e intervenção e orientação ao longo de dois anos de curso.
O profissional formado atenderá às habilidades e competências necessárias para projetar e desenvolver práticas no âmbito da prevenção, promoção e intervenção em saúde mental e suas interfaces com o campo social, político e institucional. Pode atuar em diversos lugares como por exemplo escolas, instituições e empresas.
As aulas
O programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc, com área de concentração em Saúde Mental e Práticas Sociais, reúne alunos com diferentes formações de nível superior e, em uma perspectiva interdisciplinar, propondo-se à articulação de práticas clínicas e sociais, políticas públicas, organizações e cultura com foco na saúde mental, além de habilitar para a docência.
Concluintes:
1. Anameri Lara Bonotto Rodigheri
2. Fernanda Cassia Landim
3. Jacqueline Mullich Fensterseifer
4. Makely Ferreira Rodrigues
5. Roberta Nedel
6. Sheryl Andreatta da Costa
7. Vanessa Mendes Pinto Mostardeiro
No dia 19/11 estará ocorrendo o primeiro encontro entre professores dos Programas de Mestrado Profissional do Brasil, organizado pelos coordenadores.
Iniciou hoje 04/11, o Seminário Científico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. Amanhã inicia o XI Fórum de discussão sobre Drogas em que os dois programas são parceiros.
O evento que está na sua XI Edição, organizado em parceria mantém a proposta de integrar a saúde e educação em discussões relacionadas à temática das drogas no âmbito da adolescência, compondo professores, gestores, pais, alunos, acadêmicos, rede de saúde e comunidade geral.
Os links de acesso ao YouTube já estão disponíveis no site: https://www.unisc.br/site/ppgps/2021/index.html
É com satisfação que divulgamos um livro - PRÁTICAS RESTAURATIVAS: da pesquisa à extensão universitária - organizado pelo Professor Eduardo Steindorf Saraiva, juntamente com a Professora Fabiana Spengler.
O livro apresentado foi organizado por integrantes do grupo de pesquisa Políticas Públicas no Tratamento de Conflitos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito da UNISC, e escrito por pesquisadores, docentes, graduandos, mestrandos e doutorandos de vários campos disciplinares (Direito, Psicologia, Sociologia, etc.), de diferentes estados do País e com variadas inserções sociais e profissionais.
Para acessar o livro basta fazer o cadastro, clicando em “cadastre-se”. Depois é só fazer o download em: https://www.esserenelmondo.com/pt/direito-prAticas-restaurativas-ebook210.php
Lançamento do 1º E-book do PPGPsi
É com grande satisfação que durante o I Seminário Científico “Saúde Mental e Direitos Humanos na contemporaneidade: perspectivas a partir de pesquisas/intervenções” o PPGPsi-UNISC lançou a publicação do seu primeiro E-book: Pandemia COVID-19: saúde mental e práticas sociais. Organizado pelos Professores Letícia Lorenzoni Lasta, Jerto Cardoso da Silva, Marcus Vinicius Castro Witczak.
O E-book está disponível para download gratuito em: https://www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos/mestrado-doutorado/mestrado/mestrado-profissional-em-psicologia/e-books
Agradecemos imensamente pela participação de todos e todas!
No dia 01/10/2021 às 8:30h durante o I Seminário Científico "Saúde Mental e Direitos Humanos na contemporaneidade: perspectivas a partir de pesquisas/intervenções", promovido pelo Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC, o Professor do PPGPsi Dr. Pedrinho Guareschi, Phd em Psicologia Social, falará sobre "A formação de pesquisadores e as produções acadêmicas em Pós-Graduação”.
Convidamos a comunidade a participar do evento, ele é aberto e gratuito. Inscreva-se pelo link: https://bit.ly/2Ydrr10
O evento será transmitido através do YouTube, pelo canal "Unisc Ao Vivo", a partir das 08h30.
No dia 01/10/2021 a Dra. Raquel Souza Lobo Guzzo, Professora PUC-Campinas dos programas Graduação e Pós-graduação em Psicologia, participará do I Seminário Científico "Saúde Mental e Direitos Humanos na contemporaneidade: perspectivas a partir de pesquisas/intervenções", promovido pelo Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC e falará às 17h sobre as "Lições da pandemia para educação e saúde".
Convidamos a comunidade a participar do evento, ele é aberto e gratuito. Inscreva-se pelo link: https://bit.ly/2Ydrr10
O Professor Pedrinho A. Guareschi participou no dia 21/09/2021, do Chimarrão Profético, um programa que falou sobre “O centenário de Paulo Freire”, (importante educador, filósofo e também o Patrono da Educação Brasileira).
A Professora Silvia participou no dia 16/09 do XIII Seminário da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia em uma mesa sobre os Mestrados Profissionais e suas contribuições para a Ciência e a Profissão. A coordenadora do mestrado apresentou a experiência do PPGPsi até aqui, deu exemplo dos produtos técnicos desenvolvidos e das bancas finais já realizadas.
Neste sábado passado, dia 11/09/2021, iniciou uma atividade voltada à comunidade em geral com mais de 60 anos. Oficina ministrada pelas mestrandas do PPGPsi Lais Schwarz e Mariluza Bender, sob a coordenação da Professora Silvia Coutinho Areosa.
A atividade remota que está sendo promovida pela UNIAMA da UNISC terá 10 encontros gratuitos pela plataforma Meet, para levar às pessoas idosas, dicas de como manter sua mente ativa e envelhecer com qualidade de vida.
No dia 27/08, Dia do Psicólogo, o Mestrado em Psicologia da UNISC, juntamente com o curso de Psicologia, realizou um evento comemorativo transmitido via Youtube - Uma palestra com o tema: O Desenho do Trabalho no Contexto da Pandemia ministrada pela Professora Doutora Silvana Regina Ampessan Marcon (UCS).
O evento contou também, com o lançamento do livro - Riscos e Proteção Psicossocial: Trabalho, Saúde Mental e Práticas Sociais, organizado pelas Professoras Silvia Virginia Coutinho Areosa e Silvana Regina Ampessan Marcon, o qual é fruto das produções do I Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais realizado em 2020.
Agradecemos pela participação de todos e todas!
O projeto " Vale a Vida", coordenado pelas professoras do Mestrado em Psicologia da UNISC Edna Linhares Garcia e Silvia Virginia Coutinho Areosa e propõe sessões de telepsicoterapia, de forma gratuita, foi apresentado em programa de rádio.
PPGPsi-UNISC promove Capacitação on-line sobre a Plataforma Brasil
Na manhã do dia 13/08/2021, às 10h, foi realizada uma capacitação gratuita, na modalidade online, para docentes e discentes sobre "Envio de projetos na Plataforma Brasil", ministrada pela Professora Lisoni Muller Morsch, da UNISC. A capacitação proporcionou um espaço importante para sanar dúvidas sobre os documentos necessários e como deve ser feito o envio do projeto de pesquisa ao CEP.
Agradecemos pela participação de todas/todos e pelas dicas da professora Lisoni!
Defesa de trabalho final no Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc
Na próxima quinta-feira, dia 22/07/2021, às 14h, estará ocorrendo a defesa do trabalho final "Estudo do fenômeno suicídio e suas variáveis em ambiente militar das forças armadas na região Sul do Brasil", da mestranda Vanessa Mendes Pinto Mostardeiro. A banca examinadora estará composta pela professora orientadora Dra. Vera Elenei da Costa Somavilla (PPGPsi-UNISC), pela professora Coorientadora Dra. Silvia Areosa e pelas professoras avaliadoras Dra. Edna Linhares Garcia (PPGPsi-UNISC) e Dra. Milena Silva Lisboa (CPgPsi-EBMSP).
Publicação de livro com textos dos trabalhos apresentados no I Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais do RS
Mestranda Daielle Marion, da primeira turma do PPGPsi-UNISC, tem seu produto técnico registrado
É com alegria que o Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC informa sobre aprovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) de produto técnico elaborado pela mestranda Daiellle Marion, e demais autorias (professora do Mestrado em Sistemas e Processos Industriais Rejane Frozza, professora do Mestrado em Sistemas e Processos Industriais e colaboradora do Mestrado Profissional em Psicologia Liane Mahlmann Kipper, professora e coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia Silvia Virginia Coutinho Areosa, acadêmico de Ciência da Computação, sob orientação da professora Dra. Liane, Douglas Dotto).
Trata-se do registro do aplicativo Sistema Inteligente para auxílio na avaliação e intervenção de Doenças de Demência (SIDD), desenvolvido para auxiliar os profissionais da saúde no acompanhamento de pacientes com doenças de demência.
Mais informações em: https://www.unisc.br/pt/
PPGPsi-UNISC promove Oficina Lattes
Mestrado Profissional em Psicologia UNISC realiza primeira banca final
Na última sexta-feira, 28/05/2021, às 14h, ocorreu a primeira banca final do PPGPsi UNISC, na modalidade online, com a pesquisa-intervenção que versou sobre HIV/AIDS e a atenção à pessoa idosa em uma equipe multidisciplinar, da mestranda Isis Carvalho:
O PPGPsi-UNISC agradece a participação de todas/todos, especialmente a banca examinadora, composta pelo professor Dr. Eduardo S. Saraiva, a professora Dra. Tania Maria Cemin Wagner e a professora Dra. Silvia Areosa.
Capacitação para docentes e discentes PPGPsi-UNISC sobre produtos técnicos
PPGPsi-UNISC promove minicurso sobre escritas e leituras acadêmicas
Anualmente o PPGPsi promove cursos, capacitações e assim, para iniciar as atividades de 2021, nos dias 23 e 30 de abril ocorreu o minicurso "Percursos Clandestinos de escritas e leituras acadêmicas", ministrado pelo professor Dr. Diego Orgel Dal Bosco Almeida (Pesquisador de Pós-doutorado em Educação - PNPD/Capes da UNISC). O minicurso foi desenvolvido com as temáticas : a) Bússolas para jovens pesquisadoras/es: ler e escrever no mestrado/doutorado; b)Vida acadêmica clandestina: hábitos, práticas e percursos... O que já sabemos sobre a elaboração da proposta/projeto?; c) Escrita, leitura e o tempo de "pomodoro"; d) Corujas e cotovias: roda de conversa virtual.
Além das importantes referências e dicas, o minicurso gratuito possibilitou um espaço para trocas entre as/os mestrandas/os e as/os acadêmica/os de graduação bolsistas de IC, foi tratada as dificuldades encontradas nos percursos acadêmicos e as estratégias possíveis para organização e fluidez das escritas e leituras. Agradecemos pela participação de todas/os e principalmente pela parceria e disponibilidade do professor Dr. Diego!
Professora PPGPsi-UNISC fala sobre o Dia da Resistência Indígena
No dia 19 de abril, Dia da Resistência Indígena, a professora Dra. Ana Luisa Teixeira de Menezes participou do podcast Cadeira na Calçada, a convite do Núcleo de Psicologia Comunitária da Universidade Federal do Ceará - UFC.
Entrevista disponível em: https://open.spotify.com/
Mestranda e professor do PPGPsi-UNISC publicam capítulo em novo E-book
A mestranda Tatiana Weber Mallmann e o professor Dr. Eduardo Steindorf Saraiva publicaram o capítulo intitulado "O Eu no plural que nos circunda" no E-book "Olhares multidisciplinares sobre o processo de ensinar e aprender", organização de Adilson Tadeu Basquerote Silva, Eduardo Pimentel Menezes (1.ed. – Curitiba-PR: Editora Bagai, 2021).
Disponível em: https://editorabagai.com.
Matéria no site Rede Lajeado sobre projeto com idosas/os da professora Silvia Areosa
Revista PSI UNISC está com chamada aberta para dossiê temático
A Revista PSI UNISC, em parceria com a equipe de organização - UNISC e UCS - do “I Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais em Psicologia”, realizado nos dias 19 e 20 de novembro de 2020, convida a todas e a todos para submeterem seus manuscritos para o dossiê temático “Riscos, Proteção Psicossocial e Saúde Mental”, até o dia 12/04/2021.
Também serão recebidos manuscritos que estejam de acordo com a temática, mesmo que não tenham sido apresentados no referido evento.
A PSI UNISC aceita trabalhos originais e inéditos, incluindo relatos de experiência, de pesquisa, trabalhos teóricos, históricos e ensaios vinculados às temáticas que são foco da revista. Não há cobrança de taxas para avaliação ou publicação.
A PSI UNISC encontra-se em formato eletrônico, hospedada no Portal da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Assim, para fazer a submissão, por gentileza, informe-se acerca das normas de publicação, nas orientações aos autores acessando o site da Revista em: https://online.unisc.br/
Seguindo a política oficial brasileira de editoração de revistas acadêmicas, a PSI UNISC disponibiliza seus resumos e textos de forma integral para os leitores sendo de livre acesso.
Aula inaugural PPGPsi UNISC 2021
No dia 12/03/2021 às 18h, por transmissão ao vivo pelo Youtube, o Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC teve a sua aula inaugural da turma de 2021 com o tema "Mestrado como porta para o desenvolvimento profissional". A convidada palestrante foi a Dra. Luciana Mourão, professora do PPG em Psicologia na Universidade Salgado de Oliveira/RJ.
A professora apresentou dados e indicadores atuais sobre a profissão Psicologia e os mestrados profissionais em Psicologia em nível nacional, além dos elementos que compõem o conceito de Desenvolvimento Profissional. Foi possível identificar que, segundo o CFP (2021), atualmente temos mais de 21 mil psicólogas mulheres e mais de 2 mil psicólogos homens no Brasil. Outro dado importante exposto pela convidada é em relação aos Mestrados Profissionais em Psicologia no país, sendo que, atualmente, contamos com dois programas no sul do país, o da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), que foi o primeiro do RS, e o da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Por fim, a convidada apresenta de forma detalhada o esquema conceitual do Desenvolvimento Profissional e da relação com o processo de reflexão e intencionalidade encontrados em um mestrado profissional em Psicologia.
O PPGPsi agradece muito as contribuições da professora Luciana e a participação das/os discentes e docentes neste evento e deseja um ótimo ano letivo para todas/os!
A aula inaugural 2021 pode ser acessada na íntegra, canal "Unisc Ao Vivo": https://www.youtube.
Parceria entre PPGPsi, curso de Psicologia e 6ª CRE através do projeto "Ao Encontro"
O projeto "Ao Encontro", desenvolvido pelo professor Eduardo Steindorf Saraiva através do Laboratório de Práticas Sociais (LAPS) da UNISC, em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ªCRE), envolve psicólogas/os egressas/os do curso de psicologia da UNISC, graduandas/os e mestrandas/os do PPGPsi desta Universidade. Tem como objetivo realizar a busca ativa escolar de alunas/os matriculadas/os nas escolas de abrangência da 6ª CRE; identificar as ações realizadas pelas/os orientadoras/es educacionais na busca ativa das/dos alunas/os; auxiliar na gestão e organização de novas abordagens para a restauração do vínculo escolar; realizar escutas terapêuticas como forma de conhecer a criança e/ou adolescente na sua singularidade, suas relações sociais e familiares e, a partir desta escuta, refletir sobre as formas de intervenção acerca das dificuldades encontradas. Tal projeto abrange alunas/os e orientadores educacionais de 97 escolas públicas estaduais de 18 municípios do Vale do Rio Pardo.
“Recepção das/os novas/os estudantes PPGPsi 2021”
No dia 05/03/2021, às 14h, a coordenação do Mestrado Profissional em Psicologia UNISC, junta-mente ao corpo docente e discente, realizaram a recepção virtual das/os novas/os estudantes do pro-grama que foram aprovados no Processo de Seleção 2021. A programação contou com apresentação pela coordenação sobre a estrutura e demais informações do Mestrado Profissional em Psicologia, apresentação das/dos professoras/es e grupos de pesquisa do PPG. As/os novas/os estudantes se apre-sentaram e receberam uma acolhida das representantes das duas primeiras turmas do PPG. Neste ano, as/os novas/os estudantes chegam de várias regiões do Brasil e uma estudante do Peru, o que expressa a diversidade e possibilidade de encontros multiculturais que marcam o programa. O encontro virtual contou com a fala de boas-vindas e reflexões do novo docente do programa, Dr. Pedrinho Guareschi. Ao final no fechamento da atividade, foi socializada uma apresentação da Or-questra de Câmara da Universidade.
Na próxima sexta-feira, dia 12/03/2021, às 18h, teremos a aula inaugural do PPGPsi sobre “Mestrado Profissional como porta para o desenvolvimento profissional”, com a convidada Dra. Luciana Mou-rão (Universidade Salgado de Oliveira/RJ). O evento é gratuito e será transmitido através do Youtube, no Canal Unisc Ao Vivo: https://www.youtube.com/watch?v=x1gOrlzClSk
Pedrinho Guareschi integra o quadro de docentes do PPGPsi
O Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc (PPGPsi) passa a contar com a colaboração do professor Pedrinho Guareschi. O pesquisador explica que sua relação com a Unisc já é de longa data, antes mesmo da criação oficial da Universidade, durante seu processo de construção. “Tenho lembranças gostosas dos inúmeros cursos de pós-graduação, nos quais tinha prazer em participar, ainda na década de 1980. O que nunca esqueço foi do carinho como era recebido pelos coordenadores da época e os fortes laços de amizade que foram se criando”, ressaltou.
Sobre o convite para integrar o quadro de docentes do PPGPsi, disse que recebeu com satisfação e aceitou com carinho. “Tenho certeza que serão momentos de prazer, diálogo, confrontação crítica, pensamento fecundo e forte, descobertas geradas no calor das emoções e do pensar criativo. Com as minhas modestas possibilidades, mas sempre em busca de algo mais, do nunca acabado, mas desejoso de ir sendo gerado, que costumo chamar de mistério, que é algo que não entendemos, do qual nunca, como um pressuposto desafiador que nos impulsiona e nos embala, nunca vamos entender tudo”, salientou.
O professor Pedrinho Guareschi possui graduação em Filosofia, em Teologia e em Letras; pós-graduação em Sociologia; mestrado e doutorado em Psicologia Social; e pós-doutorado na Universidade de Cambridge e na Università degli Studi La Sapienza (Roma). Atualmente, é professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Conferencista Internacional.
Mestrado em Psicologia recebe inscrições para nova turma
O Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPsi) está com inscrições por fluxo contínuo, até o dia 28 de fevereiro de 2021, para nova turma, através do link www.unisc.br/ppgpsi
O Mestrado objetiva capacitar profissionais da Psicologia, da área da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas para a inovação e produção de novas tecnologias no campo da Psicologia, propondo uma formação interdisciplinar de um profissional apto a sugerir formas criativas para a solução de problemas e enfrentamento dos desafios nos diferentes contextos de trabalho.
I Mini Curso organizado pelo PPGPsi
1º Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais em Psicologia
O Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc promove nos dias 19 e 20 de novembro o 1º Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais em Psicologia. O evento científico ocorre de forma remota e compartilhado com a UCS, tendo como tema central Riscos e Proteção Psicossocial, Saúde e Trabalho; Saúde Mental e Práticas Sociais. O Congresso terá convidados de renome nacional e internacional para discutir essas temáticas e a sessão de abertura e de encerramento serão transmitidas diretamente pelo youtube. Mais informações sobre o evento estão no site https://www.unisc.br/site/congresso-ppgpsi/index.html
De acordo com a coordenadora do PPGPSI da Unisc, Silvia Virginia Coutinho Areosa, o grande desafio neste momento é como enfrentar uma pandemia com distanciamento social sem perder de vista a qualidade das atividades acadêmicas e científicas. “É importante destacar que a Unisc continua realizando todas suas atividades com adaptações para o sistema remoto e está até o dia 23 de novembro com inscrições abertas para a turma de mestrado em Psicologia de 2021, assim convida aos interessados que venham assistir esses momentos do nosso 1º Congresso e conhecer mais o nosso curso”, ressaltou.
Os programas profissionais em Psicologia objetivam capacitar profissionais da Psicologia, da área da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais de forma interdisciplinar. A partir disso, busca a formação de um profissional apto a propor formas criativas para a solução de problemas e enfrentamento dos desafios nos diferentes contextos de trabalho.
Mestrado Profissional em Psicologia: inscrições abertas até 23 de novembro
O Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc capacita profissionais da Psicologia, da área da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas para a produção de novas tecnologias no campo da Psicologia. Além de habilitar para a docência, este Programa desenvolve as competências necessárias para prevenção, promoção e intervenção em saúde mental. As inscrições para o processo seletivo das turmas de 2021 estão abertas, até o dia 23 de novembro, através do link https://www.unisc.br/pg/stricto-sensu.html
Sheryl Andreatta, acadêmica do Mestrado Profissional em Psicologia, buscou no Programa oportunidades de desenvolver suas habilidades profissionais e de abrir caminhos para a docência. Confira como tem sido sua experiência no Mestrado:
Sheryl, o que motivou você a ingressar na sua área de conhecimento e, depois, a buscar uma Pós-Graduação?
R: Escolhi a Psicologia, tanto na graduação quanto na pós-graduação, pelo meu encantamento pelas diversas formas de ser humano e de estar no mundo.
Tenho o desejo de participar dos processos únicos de transformação pessoal e de realidades. Por isso, quis ampliar o conhecimento na Psicologia, fortalecendo a minha atuação e também a possibilidade de estar próxima do meio acadêmico de forma mais capacitada. Então, retornei para a Unisc que é uma instituição em que confio e acredito.
Com a experiência do Mestrado, quais foram as suas transformações profissionais e quais as expectativas para a sua carreira?
R: Minha formação profissional começou na experiência da graduação. Não apenas por ser espaço de construção de conhecimento, mas porque a Unisc despertou e fortaleceu os vínculos que carrego com a Psicologia, com o saber científico e com o respeito ao fazer profissional. Então, ingressei no mestrado em Psicologia buscando abrir portas e me renovar profissionalmente. Acredito que é uma oportunidade de fortalecer a base teórica que norteia a minha atuação profissional e de ampliar meu olhar sobre o mundo e o ser humano.
Quais experiências do Mestrado auxiliam nesse processo de ampliar a sua visão sobre o mundo e o ser humano?
R: A vivência do mestrado conectou minha trajetória com a de colegas, em uma turma diversa e extremamente rica. A troca de experiências profissionais, as novas percepções das temáticas e das realidades tem sido essencial para o meu desenvolvimento. Da mesma forma uma equipe de professores qualificados e disponíveis tem sido a base para novas aventuras e descobertas teóricas, pessoais e profissionais.
O mestrado beneficia o diálogo entre teoria e prática o que gera um diferencial importante na atuação. Além disso, nos aproxima de outros profissionais e professores, amplia nosso arsenal teórico e fortalece nosso olhar crítico e técnico, além de gerar novas bases de segurança para uma atuação profissional qualificada e habilitar para a docência, ampliando e muito nossas possibilidades e o nosso fazer.
PPGPsi promove a palestra virtual Gênero e sexualidade atrás das grades: desafios da pesquisa em Psicologia Jurídica
Nos últimos anos, a prisão e o sistema socioeducativo têm sido, cada vez mais, campo de estudos da Psicologia Jurídica. As lentes do gênero e da sexualidade nos ajudam a por em análise formas de funcionamento dessas instituições tão marcadas por esses dispositivos, e tão naturalizadas por todos/as nós. Nossa intenção é pensar a prisão e o sistema socioducativo a partir de pesquisas sobre feminilidades, masculinidades, maternidades, paternidades, homossexualidades e transexualidades que circulam nesses espaços. (Prof. Dra. Anna Paula Uziel - UERJ)
No dia 30/10/20 o PPGPSI organizou uma palestra realizada de forma virtual, aberta à comunidade científica. O tema para debate foi “Gênero e sexualidade atrás das grades: desafios da pesquisa em Psicologia Jurídica”, discutido pela Prof. Dra. Anna Paula Uziel - UERJ. O evento realizado pela plataforma meet foi organizado pela coordenação do Mestrado Profissional em Psicologia e contou com mediação do professor Dr. Eduardo Saraiva.
Mestrado em Psicologia oferece oficina sobre a Plataforma SIDRA-IBGE para seus professores e alunos.
PPGPSI realiza palestra virtual em alusão ao dia da/o Psicóloga/o
No dia 28/8/20 o PPGPSI comemorou o dia do psicólogo com uma palestra realizada de forma virtual, aberta à comunidade científica. O tema para debate foi a Psicologia, Pós-verdade e as Fake News e, o palestrante convidado para discutir, o renomado Professor Dr. Pedrinho Guareschi. O evento realizado pela plataforma meet foi organizado pela coordenação do Mestrado Profissional em Psicologia e contou com mediação da professora Dra. Cristiane Redin Freitas. Em transmissão ao vivo pelo youtube (https://youtu.be/b12noNYKz60)
Mestrado em Psicologia oferece oficina sobre o Google acadêmico e Orcid para seus professores e alunos.
Oficina Google Acadêmico e ORCID
Para o início do semestre letivo no dia 07/8 o PPGPSI ofertou uma oficina com o capacitador Jorge Schmidt de preenchimento do Google Acadêmico e do Orcid, estiveram conectados aproximadamente 50 pessoas pelo google meet, o objetivo foi capacitar alunos, professores e bolsistas para o preenchimento correto destas duas plataformas. Durante o semestre ocorrerão mais atividades de capacitação utilizando a videoconferência.
Oficina Currículo Lattes
Evento virtual do PPGPsi relata a imagem e vida Guarani
O Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc promove no dia 22 de maio, às 17 horas, um encontro virtual intitulado Conversando sobre psicologia e epistemologias indígenas: imagem e vida Guarani. A atividade será mediada pela professora do PPGPsi, Ana Luisa Teixeira de Menezes, com a participação do psicólogo Gelson Luis Roberto (mestre em Psicologia Clínica, analista junguiano, membro da Associação Junguiana do Brasil e da International Association for Analytical Psychology e membro fundador do Instituto Junguiano do RS) e do médico Gil Duque (mestre em Medicina e analista membro do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro).
Os interessados podem participar pelo link: https://meet.google.com/idn-wtfv-voy
Mestrado Profissional em Psicologia comemora o 1º aniversário
O Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc está completando seu primeiro ano neste mês de maio. Para marcar o aniversário, a comemoração será de uma forma diferenciada, adotando uma causa. Para tanto, está sendo realizada uma campanha de arrecadação de alimentos e material de higiene para ajudar a tribo Guarani do município de Estrela Velha a enfrentar a crise causada pelo Coronavírus (Covid-19). As doações podem ser entregues nos dias 22 e 29 de maio e 5 de junho, na vigilância do pórtico de acesso principal à Unisc.
Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails sareosa@unisc.br ou raquelp@unisc.br.
ProjeThos Covid-19: visibilidade e escuta no contexto do trabalho
Foi lançada no dia 30 de abril a pesquisa-intervenção intitulada ProjeThos Covid-19: escuta do trabalho, humanização e olhares sobre a saúde no contexto da pandemia do novo Coronavírus, coordenada pela professora Karine Vanessa Perez, em conjunto com os professores Carmem Regina Giongo e Bruno Chapadeiro. O projeto é direcionado a todas as pessoas maiores de 18 anos que estejam desempregadas ou trabalhando durante a pandemia, seja em trabalhos presenciais, remotos ou a distância.
Serão reunidos relatos, áudios e fotografias que expressem como está sendo viver e trabalhar diante de tantas incertezas vividas tanto no Brasil como em outros países. A divulgação está sendo realizada em 4 idiomas, português, espanhol, inglês e francês.
Para participar, os interessados devem enviar áudio, texto ou fotos relatando suas vivências e sentimentos durante a pandemia para o fone +55 (51) 98138-1752 ou para o e-mail projethoscovid@gmail.com. Os materiais recebidos serão tratados pelos pesquisadores e divulgados, sem identificar os participantes, na página do instagram @projethoscovid19.
Para mais informações ou dúvidas sobre o projeto os interessados podem contatar através do e-mail projethoscovid@gmail.com.
Aula Inaugural PPGPsi (por videoconferência)
É com satisfação que a coordenação do PPGPsi convida a comunidade acadêmica da UNISC para sua aula inaugural sobre "Produção Técnica em Mestrados Profissionais em Psicologia" nesta sexta feira dia 24/4 às 17h no auditório do bloco 10 sala 1002, por videoconferência, devido a situação de pandemia do covid-19. Após exposição da palestrante haverá tempo para o debate e perguntas.Contamos com a participação de todos.
PPGPsi realiza evento de boas-vindas aos novos estudantes
Nessa sexta-feira, dia 6 de março, o Programa de Mestrado em Psicologia (PPGPsi) da Unisc realizou um evento de boas-vindas aos seus novos estudantes. Ao longo da tarde, foram desenvolvidas atividades diversas, organizadas pelos professores e pelos mestrandos da turma de 2019, a fim de iniciar o ano letivo com maiores compreensões acerca do programa.
Além do momento de apresentação dos professores e dos acadêmicos, houve um coquetel de integração e um tour no Campus, com visita assistida à biblioteca e ao Serviço Integrado de Saúde (SIS) – que desenvolve projetos e atendimentos na área da saúde para a comunidade local.
Processo de Avaliação e Planejamento Estratégico
No dia 20/12/2019 aconteceu a reunião do planejamento Estratégico e o Processo de Avaliação do Mestrado em Psicologia. Esta reunião contou com a participação dos professores e alunos do curso.
Alunas do PPGPsi participam de evento organizado pelo SIS-UNISC “Clínica Negritude e Saúde Mental”
Na última quarta-feira, dia 20, Fernanda Landim @nandaclandim e Alice Carvalho @alicepsol , psicólogas negras e mestrandas profissionais de Psicologia da @uniscscs , participaram de uma conversa sobre Clínica, Negritude e Saúde Mental, promovido pelo Sistema Integrado em Saúde (SIS), alusivo ao Dia Nacional de Consciência Negra.
A proposta foi oportunizar espaço de troca sobre a prática psi a partir desta temática.
Entre os dias 6 e 8 de novembro, o Centro Cultural da UFRGS e a Faculdade de Educação recebem a oitava edição das Jornadas O pensamento de Rodolfo Kusch. Essa será a primeira vez que o Brasil sedia o evento, que neste ano tem o título “Territorialidades e Interculturalidades: movimentos seminais na América profunda”. O encontro busca refletir, de maneira aprofundada, sobre as ideias do filósofo argentino, cuja obra condensa o desafio de vincular o pensamento popular, o pensamento dos povos originários e o pensamento acadêmico.
As inscrições para apresentação de resumos expandidos seguem até o dia 30 de agosto, no site do evento. A proposta deve estar relacionada com um dos 11 eixos temáticos: educação, interculturalidades e libertação; povos indígenas: educação, cosmologias e línguas; filosofias do sul e processos de libertação; histórias, memórias e narrativas; corporeidade, espiritualidade e saúde; colonialismo, colonialidade e pensamento decolonial; teatro, artes, literaturas e estéticas; políticas e estudos de América; mulheres, sabedorias e lutas; territórios e territorialidades e modos de estar sendo; América profunda, democracias e movimentos sociais.
O encontro é aberto a pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados. Inscrições para ouvintes na página da jornada. O evento é gratuito.
A oitava edição das Jornadas O pensamento de Rodolfo Kusch é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS), pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (UFRGS), pelo Centro Cultural da UFRGS, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e pelo Programa Pensamento Americano da Universidad Nacional de Tres de Febrero, da Argentina.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail jornadaskusch2019.
No dia 08 de novembro de 2019, o programa de Pós-Graduação em Direito / Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul / UNISC, protagonizou o XV SEMINÁRIO NACIONAL DE DEMANDAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.
No eixo temático POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, Jacqueline Müllich Fensterseifer, mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso do Mestrado Profissional em Psicologia, e Bianca Silva Carneiro, graduanda do Curso de Enfermagem e bolsista PUIC Voluntária, ambas participantes do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM SAÚDE desta Universidade, participaram apresentando de forma oral o tema “Política Pública e a institucionalização na infância e na adolescência: uma análise reflexiva”, sendo a mesa coordenada pelo Dr. André Viana Custódio e pelo doutorando Rafael Bueno da Rosa Moreira.
Conferência entre alunos e professores PPGPsi
No dia 08 de novembro de 2019, durante a aula de Seminário da Linha I do Mestrado Profissional em Psicologia ocorreu a conferência intitulada “Pós-doutorado no Canadá Relato de vivências” ministrada pela professora Karine Vanessa Perez.
Na primeira parte da explanação, a professora abordou aspectos relativos à integração, valores e cultura do Québec. Na segunda parte foi apresentado alguns dados preliminares da pesquisa de pós-doutorado que vem sendo realizada na Université du Québec à Montréal sob supervisão do Prof. Dr. Anderson Araújo-Oliveira. Esta investigação está relacionada ao projeto “Sombras e luzes da formação de ensino em meio à prática: pontos de vistas dos futuros professores da UQAM”.
Na ocasião os mestrandos puderam compartilhar suas reflexões a respeito de seus projetos de pesquisa, fazendo relações e comparações entre a realidade brasileira e a canadense. Também puderam conhecer um pouco mais sobre vivências e estudos no exterior, bem como aprofundar o contato com o sistema educacional e cultural do Canadá.
Mestranda PPGPSI realiza palestra com turma do curso de Psicologia
No dia 06 de novembro de 2019, Jacqueline Müllich Fensterseifer, mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso do Mestrado Profissional em Psicologia, ministrou a palestra “O diálogo entre a pediatria e a psicanálise sob a ótica de Françoise Dolto” para alunos da disciplina de teorias e Técnicas Psicoterápicas em Psicanálise II, no Curso de Psicologia, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.
Aluno PPGPsi ministra palestra sobre dependência química
No dia 6 de novembro, o aluno do Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc (PPGPsi), Marcelo Almeron Vasconcelos, ministrou uma palestra na Unipampa, em Uruguaiana, a convite da Liga Acadêmica de Saúde Mental e Neurociências da referida Universidade. A atividade teve como tema Um Olhar ao Invisível, quando foram abordadas questões da dependência química, da desfragmentação do sujeito e do acolhimento em situações de emergência.
Mestranda do PPGPsi palestra sobre suicídio no Viva Unisc Capão da Canoa
Durante o Viva Unisc Capão da Canoa, realizado dia 5 de novembro, a aluna do Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPsi), Isis Alves de Carvalho, ministrou a palestra intitulada Suicídio: Informando para prevenir. A atividade foi resultado da parceria da Unisc Capão da Canoa com escolas do município, no sentido de aproximar a Universidade da comunidade, buscando atender as demandas e necessidades da região. Participaram do evento em torno de 50 professores.
De acordo com a mestranda, foram abordadas temáticas relativas aos aspectos preventivos do comportamento suicida, desmitificando alguns mitos em relação a esse fenômeno. “Ademais, foram articuladas novas estratégias de intervenções imediatas e preventivas que podem ser inferidas em diferentes âmbitos, tendo como objetivo melhor assistir as pessoas que apresentem fatores de risco”, salientou Isis de Carvalho.
Docentes do PPGPsi participam de evento em Porto Alegre
Entre os dias 26 e 28 de outubro, as professoras do Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPsi), Cristiane Redin Freitas e Silvia Coutinho Areosa, estiveram em Porto Alegre, para a XI Jornada Internacional sobre Representações Sociais (JIRS) e IX Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. As docentes participaram da reunião do GT da Anpepp em representações sociais, do qual são integrantes e divulgaram a revista PSI Unisc. Durante o evento, a professora Cristiane participou da mesa-redonda Pobreza, Políticas públicas e Representações Sociais, coordenada pelo professor Pedrinho Guareschi da Ufrgs, e a professora Silvia participou da mesa-redonda sobre Representações Sociais e Processos de Violência e de Exclusão Social na Contemporaneidade, tendo como mediadora a professora Silvana Maciel, da Universidade Federal da Paraíba.
PPGPsi promove evento sobre (in) tolerâncias e seus impactos na saúde mental
O Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc (PPGPsi) promove no dia 25 de outubro, na sala 101, bloco 1, às 18 horas, um evento aberto à comunidade, tendo como tema (In) tolerâncias, modos de vida e seus impactos na saúde mental. O objetivo é sensibilizar sobre a importância de se discutir os diferentes contextos sociais, as diferenças e diversidades e como as intolerâncias podem afetar a saúde mental das pessoas.
A palestrante será a pesquisadora associada ao Núcleo de Antropologia da Cidadania (NACI) e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Ufrgs, Valéria Aydos, que trabalha com temas como o autismo e a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Também haverá apresentação do curta-metragem O mundo em tons de azul e um debate com o professor do PPGPsi, Eduardo Saraiva, que trabalha dando ênfase à Psicanálise, atuando principalmente com os temas de gênero e sexualidade, diversidade sexual, conjugalidade e educação.
No dia 25 de outubro de 2019, o Mestrado Profissional em Psicologia UNISC, realizou o seu primeiro evento aberto à comunidade, contando com cerca de 100 pessoas. O Seminário (In)tolerância, modos de vida e seus impactos na saúde mental, ocorreu na sala 101 e contou com a exibição do curta metragem “O Mundo em Tons de Azul” que conta a história de Eduardo, um menino que se assemelha em diversas características a qualquer outro da sua idade, mas possui um diferencial. O espectro autista o coloca em situações que ora o afastam das outras pessoas, trazendo para sua vida uma série de desafios, peculiaridades e reflexões, além de uma visão de mundo muito singular. O curta dirigido por Bruno Granata foi comentado pelo mesmo e pelo idealizador do projeto Minha História da um Filme, Professor do Curso de Comunicação da UNISC Dr. Diego Weigelt, e pelo professor Dr. e Psicólogo Eduardo Saraiva do PPGPSI. Após o debate ocorreu à palestra com a Professora Dra Valéria Aydos Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio sanduíche no Kings College London, sob supervisão do prof. Dr. Nikolas Rose. A palestrante abordou no evento do Mestrado em Psicologia aspectos relacionados às políticas de inclusão da deficiência na chave dos direitos humanos e os seus efeitos na subjetividade e auto estima.
Coordenadora PPGPSI participa do XIII Fórum Nacional de Programas Profissionais de Pós-Graduação/FOPROF
Nos dias 04 e 05 de outubro ocorreu o XIII Fórum Nacional de Programas Profissionais de Pós-Graduação/FOPROF no Parque Tecnológico de Itaipú e a coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia, Prof. Silvia Virginia Coutinho Areosa esteve presente representando a UNISC. O encontro de coordenadores dos Programas Profissionais foi marcado pela presença de representantes da CAPES e do FOPROP (Fórum de Pró-reitores de Pesquisa) que trouxeram as perspectivas da Pós-Graduação no Brasil e o novo instrumento de avaliação dos Programas a ser implantado.
Alunos do PPGPsi organizam evento sobre Suicídio
No dia 28 de setembro de 2019 o Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) organizou um evento abordando a temática de Prevenção ao Suicídio com o enfoque na Valorização da Vida, com enfoque aos discentes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Instituição.
A proposição da atividade foi de contribuir com as diretrizes do mês do “Setembro Amarelo”: Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. As palestras foram ministradas pelos Psicólogos Vanessa M. P. Mostardeiro e Airan Santos.
A participação dos alunos foi de extrema relevância, cujo relato de experiências e indagações junto aos expositores oportunizou uma fecunda integração entre ambos, propiciando acolhimento, saneamento de dúvidas e curiosidades pertinentes perante o tema. Houve a presença de 375 alunos do Ensino Fundamental e 449 alunos do Ensino Médio.
O corpo discente participante destacou que o Evento foi diferenciado de todos outros que já presenciaram, especialmente no tocante à forma com que a pauta foi abordada. Já os palestrantes sentiram gratos pela oportunidade em colaborar com aquelas crianças e jovens para a promoção da vida através de uma temática tão relevante e pouco abordada em comunidades escolares.
Alunos PPGPsi participam de evento
Nesta segunda-feira dia 16 de setembro aconteceu na Subsede do Conselho Regional de Psicologia de Santa Maria (CRP-SM), o evento organizado pelo Núcleo de Psicoterapia abordando a temática Suicídio: manejo, orientações e ética.
O encontro permitiu uma costura muito bem elaborada da teoria, experiência prática e dados estatísticos. Este ano o evento foi diferente dos anos anteriores, sendo realizado apenas para o público de profissionais psicólogos, tendo em vista questões éticas e também valorização da categoria no trabalho frente ao suicídio, legitimando a/o psicóloga/o como um profissional adequado para enfrentamento, quer no trabalho individual ou compondo equipes multidisciplinares. O público participou trazendo, dúvidas e questões da prática profissional referente ao tema.
Os palestrantes mencionam a grande satisfação em poder contribuir com suas experiências para a promoção de uma discussão de uma temática tão relevante e pouco abordada pelos profissionais da psicologia. A informação correta agregada ao manejo técnico especializado propícia prática de intervenções e tratamento adequados na promoção de saúde mental e prevenção ao suicídio.
Saber é Poder: a relação entre Makely e a Unisc vai muito além do ensino e da própria universidade
Quando ingressou na Unisc, em março de 2006, Makely Ferreira Rodrigues sequer imaginava que sua história com a universidade seguiria para muito além da tão sonhada formatura. Cinco meses após a colação de grau, ela começou a trabalhar como psicóloga organizacional no setor de Recursos Humanos da Universidade, local onde se desenvolveu e evoluiu profissionalmente durante cinco anos. Em 2017, voltando da sua licença-maternidade, recebeu o convite para juntar-se ao Hospital Santa Cruz (HSC) como psicóloga clínica-hospitalar. "Foi quando me despedi da Unisc para continuar minha caminhada profissional em outra mantida da Apesc", lembra. Além disso, foi no Cepru, outra mantida da Apesc, que ela teve sua primeira experiência como docente no curso técnico, em 2018. E com uma grata surpresa: foi paraninfa da primeira turma do Técnico em Recursos Humanos.
O Mestrado, contudo, sempre foi um sonho distante para Makely. Apesar de ser algo almejado, chegava a ser considerado, por vezes, “inalcançável”. Atualmente, mais madura pessoal e profissionalmente, Makely vê no Mestrado não só a realização de um sonho, mas a oportunidade de alcançar um mundo de possibilidades antes jamais acessadas e que, agora, estão mais próximas e mais possíveis. Para ela, concretizar esse sonho junto à primeira turma do Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc é muito gratificante, especialmente por ser um mestrado que lhe permite dialogar com sua prática, de forma a aprimorar, cada dia mais, suas atividades e contribuir com seu local de trabalho. "Além disso, o programa conta com professores extremamente capacitados para contribuir com a minha qualificação profissional. O Mestrado Profissional em Psicologia foi uma grata oportunidade, e sou muito feliz por poder viver essa escolha".
Com o objetivo de capacitar profissionais da Psicologia, da área da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas para a inovação e a produção de novas tecnologias no campo da Psicologia, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado Profissional da Unisc forma profissionais que, assim como Makely, estão aptos a propor formas criativas para a solução de problemas e o enfrentamento dos desafios nos diferentes contextos de trabalho. O curso reúne alunos com diferentes formações de nível superior e, em uma perspectiva interdisciplinar, objetiva a articulação de práticas clínicas e sociais, políticas públicas, organizações e cultura com foco na saúde mental. Para tanto, o Mestrado Profissional enfatiza estudos e técnicas voltados ao desempenho de alto nível de qualificação profissional, além de habilitar para a docência.
Makely diz ser muito grata e realizada profissionalmente, e que grande parte desse sentimento se deve à Unisc. “Meus primeiros ensinamentos de sala de aula, proporcionados por incríveis professores (e muitos deles encontro hoje como aluna do mestrado), somados aos anos de trabalho nessa mesma instituição, fizeram de mim essa profissional curiosa, determinada, responsável, realizada e apaixonada pela profissão”. Além disso, são muitas as lembranças aconchegantes que ela diz guardar da sua formação, visto que uma delas a marcou de forma especial: seu estágio curricular. “O Hospital Santa Cruz foi um dos locais escolhidos para adquirir experiência nos estágios. Nesse local, eu cresci, aprendi, amadureci e, acima de tudo, me apaixonei pela prática da Psicologia. É nesse mesmo local, que muito me ensinou enquanto aluna, que hoje atuo como psicóloga. Foi através do olhar e da supervisão atenta dos professores que pude aprender e me desenvolver profissionalmente”.
Em junho deste ano, Makely completou 7 anos de Apesc, instituição que, nas palavras dela, sempre lhe acolheu tão bem e lhe proporcionou muito além de crescimento profissional. Ao relembrar sua relação com a universidade, com o Hospital Santa Cruz, com o Cepru e com o ensino, Makely cita um famoso pensamento de Francis Bacon: “ ‘O conhecimento é em si mesmo um poder’. Saber é conhecimento. O poder, a partir do saber e do qual eu acredito, é um conjunto de habilidades técnicas, comportamentais e científicas capaz de empoderar e de transformar o meu mundo, o nosso mundo, através da troca de informações e de conhecimento. Portanto, acredito que, além de poder, saber é transformação”. E ainda completa. “Tenho muito orgulho de ser filha da Unisc e, atualmente, como funcionária e aluna, faço votos de que nossa história ainda tenha muitos caminhos trilhados”.
Quer, assim como a Makely realizar sonhos? Acesse https://youtu.be/l_GvZ9mYr5Y e veja em que o Mestrado em Psicologia pode lhe ajudar. As inscrições para o Programa estão abertas, aproveite esta oportunidade. Saiba mais em www.unisc.br/ppgpsi.
Mestrado Profissional em Psicologia em evento de avaliação da Capes
A coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc, professora Silvia Virginia Coutinho Areosa, participou do Seminário de Meio Termo, da área de avaliação da Psicologia da Capes, realizado em Brasília, de 12 e 14 de agosto. O Seminário serve de base para os PPGs identificarem em quais pontos tiveram evolução na qualidade e em quais podem melhorar. O evento, que contou com a fala de abertura da diretora de Avaliação, professora Sônia Bao, recebeu coordenadores de todos os Programas de Pós-Graduação para discutir perspectivas para os próximos anos, sendo uma etapa preparatória para a próxima Avaliação Quadrienal, que ocorre em 2021.
Salas para docentes PPGPsi são inauguradas junto a abertura do curso
Atividades realizadas na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa
Abertura oficial do Curso e a Aula Inaugural
No último dia 10 de maio aconteceu a abertura oficial do Curso e a Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Psicologia, cujo tema foi “Por que trabalhar com Saúde Mental e Políticas Públicas? ”, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Irani Iracema de Lima Argimon – PUC/RS . A palestra aconteceu às 17h, na sala 1002, bloco 10, da Universidade. Segue alguns registros do momento.