O momento é de muitas incertezas. Por isso, estar bem informado sobre tendências internacionais e novas perspectivas é essencial para o enfrentamento e superação dos desafios causados pela pandemia do coronavírus no Brasil. A Educação é área fortemente atingida, já que afeta não apenas dirigentes e profissionais do ramo, mas principalmente crianças, jovens e adultos, que tiveram que alterar a sua rotina familiar para adaptarem-se aos novos formatos de ensino para se protegerem da pandemia.
O caminho para o que vem sendo chamado de “novo normal” precisa ser bem planejado a partir de experiências de países que já iniciaram seus protocolos de retomada, considerando também os dados específicos da realidade brasileira. Por isso, o webinar internacional ENFRENTAMENTO À COVID-19: HORIZONTES DA EDUCAÇÃO, trará especialistas de diversos países para aprofundar o tema. No webinar, marcado para os dias 22, 23 e 24 de junho, serão priorizadas três dimensões, uma em cada dia: a epidemiológica, a pedagógica e a legal/jurídica, com estudiosos, pesquisadores e a participação de todos os inscritos.
O evento é uma realização das principais associações de ensino do Brasil: CRUB, ABIEE, ABRUC, ABRUEM, ACAFE, ANDIFES, ANEC, ANUP, COMUNG e FORCOM, com apoio da ABMES e da SEMESP.
A Covid-19 desencadeou movimento disruptivo que afetou o parâmetro do que se entendia por normalidade até então. No setor educacional, no Brasil como em outros países, foi necessário suspender as atividades escolares presenciais por atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais, conforme prevê a portaria do MEC 544/20. Instituições habituadas com o ensino presencial tiveram que dispor de tecnologia e outras ferramentas próprias do ensino digital, incluindo novas práticas pedagógicas.
O momento exato da volta às aulas presenciais é fator de dúvida, por exemplo, tendo em vista os riscos das instituições de ensino por eventuais contágios, seja por parte de alunos e seus familiares ou do corpo funcional. Todas as cautelas necessárias para que as instituições de ensino assumam com tranquilidade e segurança o processo de retorno serão discutidas nas três conferências do Webinar Internacional Enfrentamento à Covid-19: horizontes da Educação.
Será disponibilizada no hotsite do evento proposta de um protocolo educacional de retorno às atividades escolares e acadêmicas, para inspirar as instituições que ainda não o produziram, em antecipação ao retorno à presencialidade nos estabelecimentos de ensino.
Congresso Internacional Enfrentamento à Covid-19: horizontes da Educação.
De 22 a 24 de junho, das 17h às 19h (horário de Brasília)
Inscrições gratuitas Aqui https://horizontesdaeducacao.org.br/
CONFERENCISTAS
Dra. Alenoush Saroyan
PhD, Universidade McGill, Canadá. Diretora do Instituto Internacional de Educação e Professora do Departamento de Psicologia Educacional e de Aconselhamento na Universidade McGill. Consultora em projetos de educação superior para organizações internacionais, incluindo OCDE, Banco Mundial e UNESCO. Área de pesquisa: aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem. Áreas de expertise: educação superior, desenvolvimento acadêmico, qualidade de programas acadêmicos, garantia da qualidade, acreditação e liderança acadêmica.
Dra. Amy MacNeill
Bacharel e Doutora em Química pela Universidade da Flórida, EUA. PhD em Patologia Clínica Veterinária pela Universidade da Flórida, EUA. PhD em Virologia e Imunologia pela Universidade da Flórida, EUA. Professora Assistente da Universidade de Illinois, EUA no Departamento de Patobiologia e do Laboratório de Diagnóstico Veterinário. Membro do corpo docente na faculdade de Patologia Clínica na Universidade Estadual do Colorado, EUA. Coordenadora do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Patologia do programa de Residência Combinada da CSU, EUA.
Dr. Henrique Lago da Silveira
Bacharel em Direito pela UFSC. Especialista em Direito Econômico pela FGV – Escola de Direito de São Paulo – GVLaw. Mestre em Direito pelo Curso de Pós-Graduação em Direito CPGD/UFSC. Doutor em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da USP. Estudante visitante na Harvard Law School (Cambridge – EUA), e no Instituto Europeu (Florença – ITA). Pesquisador e colaborador do Grupo EMAE – Estudos Avançados em Direito e Economia no Direito Internacional vinculado à UFSC. Advogado e consultor associado à Lobo De Rizzo Advogados.
Dr. Jamil Salmi
PhD em Estudos do Desenvolvimento, Universidade de Sussex, Inglaterra. Pesquisador no Centro de Educação Superior Internacional do Boston College. Professor Emérito de Política de Educação Superior da Universidade Diego Portales, Chile. Membro Emérito do Conselho Consultivo do Presidente do Olin College of Engineering, EUA. Consultor de universidades e organizações internacionais, incluindo Banco Mundial, OCDE, British Council, European Commission, BID e Banco de Desenvolvimento Europeu.
Dr. Lênio Streck
Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutor pela Universidade de Lisboa. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da UNISINOS/SL. Professor permanente da UNESA-RJ. Membro catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst).
Dr. Unaí Tupinambás
Professor Associado da Faculdade de Medicina da UFMG. Professor e orientador do Programa de Pós-graduação de Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical da FM-UFMG. Membro dos Comitês de ENFRENTAMENTO da COVID19 da UFMG e Prefeitura de Belo Horizonte.
MEDIADORES
Dr. Flávio da Fonseca (Dimensão Epidemiológica)
Bacharel em Ciências Biológicas pela UFMG. Mestre em Ciências Biológicas pela UFMG. Mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela UFMG. Doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia, ênfase em Virologia) pela UFMG. Pós-doutor pelo National Institutes of Health (NIH), EUA e pelo Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR), Belo Horizonte-MG. Professor Associado do Departamento de Microbiologia do ICB, UFMG. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV – gestão 2018 a 2020).
Dr. Vidal Martins (Dimensão Pedagógica)
Doutor em Informática pela Universidade de Nantes, França. Vice-Reitor da PUCPR, tendo atuado como Pró-Reitor de Graduação, Decano da Escola Politécnica, Diretor de Educação Continuada, Editor Chefe da Editora Universitária Champagnat e Coordenador de cursos de graduação na área de Informática.
Dr. Dyogo Patriota (Dimensão Legal/Jurídica)
Bacharel em Direito pela ASCES/UNITA-PE. Pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Universidade Potiguar-RN. Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pena Universidade Cândido Mendes-RJ. CEO da Patriota, Dantas & M. Ferreira Advogados. Assessor Jurídico da ABRUC e do CRUB.
Serviço
Webinar Internacional Enfrentamento à Covid-19: horizontes da Educação
Data: 22, 23 e 24 de junho
Horário: 17h às 19h (Horário de Brasília)
Local: Canal Horizontes da Educação no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRquSvHWoZcPgef1FtvFCRw
Inscrições gratuitas no site do evento: https://horizontesdaeducacao.org.br/