Foi reeleita, no dia 18 de junho, a diretoria para o biênio 2020-2022 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, integrante do sistema estadual de recursos hídricos. A chapa eleita é composta pela presidente Valéria Borges Vaz, representante da Unisc, e pelo vice-presidente Adalberto Huve, que representa a Afubra. Para suporte operacional, ficou indicada a secretária executiva Verushka Goldschmidt Xavier de Oliveira.
Em razão da pandemia do novo Coronavírus, todo o processo eleitoral foi realizado de forma virtual e teve acompanhamento do Conselho de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Foi a primeira vez que um comitê gaúcho adotou esta modalidade. Para isso, a comissão eleitoral definiu os procedimentos que foram chancelados pelo conselho estadual.
A chapa única obteve a totalidade dos votos das entidades integrantes do Comitê. Conforme a presidente, que está em seu terceiro mandado, o Comitê Pardo representa a força que se tem para planejar e buscar a execução de ações que visem a segurança hídrica para os principais usos da água. “Preservar e usar a água e o solo com sabedoria é única forma de garantia para o uso futuro, e somente juntos conseguiremos cuidar desta riqueza que tanto dependemos”, ressaltou.
Entre suas metas, estão o acompanhamento permanente para a busca da implementação do Termo de Referência do Rio Pardinho, que está atualmente em tramitação pela Sema e que visa a elaboração de projetos executivos para as ações de recuperação de trechos do Rio Pardinho nos municípios de Sinimbu, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul; atuar em conjunto com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (Agepardo), dentre outras ações.
O Comitê Pardo, com 21 anos de existência, é um é um órgão deliberativo com força legal, apoiado nas leis 9.433/97 do Governo Federal e pela Legislação Estadual de Recursos Hídricos, lei nº 10.350/94, responsável pela gestão das águas nas Bacias Hidrográficas. Com abrangência em 13 municípios, o Comitê Pardo atualmente está sediado em Santa Cruz do Sul, junto ao Núcleo de Gestão Pública da Unisc.