Nos dias 12 e 13 de fevereiro, uma comitiva de lideranças do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) esteve em Brasília, onde realizou uma série de agendas para discutir assuntos de importância para as Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul.
Na agenda, houve encontros com representantes dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Educação (MEC), Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Cidadania, bem como da Secretaria de Educação Superior (SESu), do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), da Secretaria de Regulação e da Supervisão da Educação Superior (Seres), Casa Civil e Senadores.
De acordo com a presidente do Comung e reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carmen Lúcia de Lima Helfer, o objetivo foi apresentar as comunitárias e suas atividades sempre voltadas para o bem-estar da sociedade brasileira. Também avaliou como positivos os encontros com os vários segmentos e ressaltou que a ideia é repetir essas ações, pois entende como relevante abrir caminhos e oferecer possibilidades de futuras parcerias de cooperação. “Dessa forma, reafirmamos o compromisso das Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem o Comung com a educação comprometida com o desenvolvimento e com a melhoria das condições da sociedade e nos colocamos à disposição para o diálogo e para a construção em prol da educação brasileira”, afirmou.
A comitiva, também foi composta pelas reitoras da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, e da Unijuí, Cátia Maria Nehring, pelos reitores da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, e da Feevale, Cleber Prodanov, e pelo ex-reitor da Unisc e atual diretor-geral do Hospital Santa Cruz (HSC), Vilmar Thomé.