No primeiro semestre de 2023 a Unisc iniciou, oficialmente, a implantação da curricularização
A Diretora de Ensino da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), professora Giana Sebastiany; com Joice Lanzarini e Aline Karnopp, ambas integrantes da equipe técnica da Direção de Ensino da Unisc, organizaram um e-book com uma coletânea de resumos relatando as práticas extensionistas curricularizadas realizadas em 2023/1. Além de instrumento de socialização das práticas, esta publicação tem como objetivo servir de instrumento de reflexão e ampliação das ações.
Na Unisc a atividade extensionista acontece, historicamente, por meio de programas continuados, projetos e eventos pontuais. Com a Resolução nº7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, além das modalidades referidas, a curricularização da extensão passou a integrar as arquiteturas curriculares dos cursos de graduação, totalizando, pelo menos, 10% da carga horária total de cada curso.
No primeiro semestre de 2023 a Unisc iniciou, oficialmente, a implantação da curricularização. Ao todo foram 70 módulos com carga horária destinada à extensão. Esses módulos deram origem a 145 turmas ministradas por 104 professores. A organização da prática extensionista se dá com a supervisão dos Colegiados de Curso e é devidamente registrada no Programa de Ensino do Módulo (carga horária), bem como no Plano de Ensino, onde aparece a descrição da proposta de desenvolvimento, planejada pelo docente, a ser desenvolvida por todos os estudantes, em atenção a uma ou mais demandas da comunidade.
Para as organizadoras dos relatos, a curricularização da extensão é uma excelente forma de conectar a formação acadêmica com a prática e a solução de problemas/desafios de vivências concretas. Assim, a Universidade promove o desenvolvimento da consciência crítica e cidadã, como compromisso institucional e individual de transformação social.
O e-book pode ser acessado no link (clique aqui).
Saiba mais
O planejamento das atividades de extensão estipula a metodologia de desenvolvimento tendo a clareza de objetivos, da base conceitual científica de sustentação, das etapas, bem como da previsão de fechamento e retorno à população envolvida. Para além do cumprimento de uma exigência legal, a curricularização da extensão permite a real aproximação das questões formativas teóricas com a realidade de determinado segmento da comunidade.