No dia 10 de Junho, o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Axel Deeke, juntamente com a turma da disciplina de Técnicas Retrospectivas, promoveu uma viagem técnica para estudo dos registros do patrimônio cultural da região deixados pelo imigrante alemão entre os séculos XIX e XX. A atividade ocorreu em Rio Pardinho e Sinimbu, onde foram apreciados os conjuntos edificados e suas antigas técnicas construtivas, como o enxaimel, galpões de táboas e alvenaria de olaria.
No conjunto arquitetônico Germano Wink, na localidade de Linha Rio Grande, a visita foi acompanhada pelo professor Ronaldo Wink, quando foi testemunhada a casa comercial em enxaimel com seus móveis originais, o grande depósito de secagem do fumo de galpão, assim como a edificação da graxeira da comunidade, onde eram produzidos a banha de porco e o torresmo.
A visitação se encerrou com passagem pelo centro de Sinimbu, com visita à Igreja Neogótica Nossa Senhora da Glória de 1927, obra arquitetônica do arquiteto Alemão Simon Gramlich, também autor do projeto da Catedral São João Batista de Santa Cruz do Sul.